Neste último sábado, a entrevistada pelo programa Esquerda em Debate foi Virginia Fontes, historiadora, atua na pós graduação da UFF, parte do grupo NIEP-Marx, ativista e intelectual de movimentos sociais, autora de diversos livros e artigos no Brasil e no mundo. O novo programa, impulsionado pelo (...)
Diana Assunção
Acompanhe todo domingo o semanário teórico-político Ideias de Esquerda!
Redação
A guerra na Ucrânia e o confronto com a Rússia marcam a próxima reunião de cúpula da OTAN.
Diego LotitoJosefina L. Martínez
Mais de dois meses após o início da guerra na Ucrânia, tentaremos discutir novamente com a política defendida pelos partidos com os quais construímos a FIT-U na Argentina: Esquerda Socialista (do grupo internacional ITU-CI, que no Brasil é a CST), o MST (LIS-CI), o PO, e até mesmo com o PSTU do (...)
Elizabeth Yang
19:14 |
Ana Carolina Toussaint
O presidente e a primeira ministra da Finlândia, país vizinho da Rússia, anunciaram neste domingo adesão à OTAN.
A guerra da Rússia na Ucrânia entrou em seu terceiro mês. O fato de Putin não ter conseguido uma vitória rápida, enquanto a Ucrânia armada pela OTAN resiste, mas tampouco consegue derrotar a invasão russa, deu origem a um impasse que tende a aprofundar o carácter internacional do conflito e o (...)
Claudia Cinatti
A fraqueza militar russa na primeira fase da guerra ucraniana determina uma maior pressão militar na segunda fase e encoraja o impulso ocidental geral para uma grande guerra.
Rafael Poch de Feliu
Nesta sexta, dia 8 de abril, ocorrerá um debate online ao vivo sobre a guerra na Ucrânia, entre organizações de esquerda, pelo Polo Socialista e Revolucionário, às 18h30
Mais de mil pessoas, convocadas por dezenas de organizações sociais, sindicais e políticas agrupadas na Assembleia Popular contra a Guerra, mobilizaram-se este domingo no centro de Madrid contra a invasão russa, contra a interferência da OTAN e por uma solidariedade (...)
Zelensky aceitaria a exigência de Putin de declarar autonomia da OTAN, garantindo-a em um documento. A região de Donbass seria definida apenas em negociações mútuas, e a disputa sobre a Crimeia só poderia ser resolvida bilateralmente e sem intervenção militar da Ucrânia. Por sua vez, a Rússia aceita (...)
La Izquierda Diario
Grupos de combate serão enviados para Bulgária, Hungria, Romênia e Eslováquia.
Apesar da continuidade da guerra, as negociações seguem. Apresentamos um panorama dos principais pontos negociados entre Rússia e Ucrânia, principalmente a neutralidade da Ucrânia em relação à OTAN e a situação do Donbass.
A invasão da Ucrânia pela Rússia suscitou muita discussão sobre como deve ser hoje um anti-imperialismo consequente. Uma profunda divergência surgiu no contexto de uma troca de textos entre Stathis Kouvélakis e Gilbert Achcar para a revista Contretemps. Este debate sobre o anti-imperialismo nos (...)
Juan ChingoPhilippe Alcoy Pierre Reip
Como já publicamos em uma primeira parte, o Ideias de Esquerda entrevistou Giorgio Romano, Professor Associado na Universidade Federal do ABC (UFABC). Atua principalmente nos seguintes temas: Economia Política Internacional, Geopolítica da Energia, China, Política Externa Brasileira, Integração e (...)
Daphnae Helena
Há mais de três semanas da invasão reacionária de Putin na Ucrânia, que fez eclodir uma guerra que atualiza, do ponto de vista da época histórica, o significado de crises, guerras e revoluções na etapa imperialista analisada por Lênin, já são quase três milhões de refugiados, além de várias mortes de (...)
Vitória Camargo
Negociações ainda seguem em aberto e é preciso acompanhar diariamente as movimentações
Após a relacionária invasão russa na Ucrânia, cuja resposta da OTAN e seus países fazem com que seja a classe trabalhadora sobretudo a pagar, o petróleo está no centro da geopolítica mundial. O Ideias de Esquerda entrevistou Giorgio Romano, Professor Associado na Universidade Federal do ABC (UFABC). (...)
A Guerra da Ucrânia gera consequências econômicas significativas na economia mundial que já vinha sofrendo pela pandemia. O preço das commodities teve sua maior alta desde o choque do petróleo em 1973. Conjuntamente, as sanções econômicas aplicadas contra a Rússia pelos países da OTAN, em especial a (...)
A divisão da atenção dos EUA em frentes distintas, com potências da magnitude da China e da Rússia, parece ser um trunfo precioso demais para ser abandonado por Xi.
André Barbieri