Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

"O socialismo tem que integrar a questão ecológica como um tema fundamental", diz Michael Löwy

Diana Assunção

"O socialismo tem que integrar a questão ecológica como um tema fundamental", diz Michael Löwy

Diana Assunção

Neste último sábado, o entrevistado pelo programa Esquerda em Debate foi Michael Löwy, sociólogo marxista e ecossocialista. A iniciativa do novo programa, impulsionado pelo Esquerda Diário e pelo suplemento Ideias de Esquerda, com Diana Assunção, promove debates entre intelectuais e militantes de esquerda acerca dos principais temas da atualidade, visando também contribuir na discussão sobre como combater Bolsonaro, o regime político e o bolsonarismo, superando a conciliação de classes petista.

Löwy é um importante intelectual que estuda as obras de Marx, Trotsky, Rosa Luxemburgo, Walter Benjamin e outros pensadores do marxismo, e também temas como o ecossocialismo e sua importância para a luta anticapitalista. Por isso, a entrevista se iniciou com um debate sobre a questão ambiental e sobre como o funcionamento do capitalismo leva à destruição do planeta, seguindo a lógica do lucro e não da preservação da vida, ressaltando a crise climática e acontecimentos recentes como o assassinato de Dom e Bruno no Brasil. Seguiu-se a isso uma discussão sobre a centralidade da classe trabalhadora na luta ambiental e ecológica por meio de processos de luta, como o da refinaria Total na França, como colocou Diana, e da ocupação contra a construção de um aeroporto pela Vinci, como colocou Löwy.

Outros temas também foram abordados, como o isolamento do governo de Macron na França, em face aos processos como dos Coletes Amarelos e a greve dos transportes contra a Reforma da Previdência. Também se debateu, com distintas visões, a localização da formação NUPES na política francesa, com protagonismo de Mèlenchon da França Insubmissa. A entrevista termina ressaltando a importância de se encontrar a melhor forma de combater a extrema-direita internacionalmente.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Esquerda em debate]   /   [Crise ecológica]   /   [Jean-Luc Mélenchon]   /   [Socialismo]   /   [Crime Ambiental ]   /   [Coletes Amarelos]   /   [Luta indígena]   /   [Eleições na França]

Diana Assunção

São Paulo | @dianaassuncaoED
Comentários