×

O sindicato de Bessemer não alcançou os votos necessários, mas os trabalhadores unidos podem e vão vencer na Amazon

O esforço de sindicalização na Amazon não está indo embora. Para derrotar o gigante capitalista, os trabalhadores precisarão abandonar o “sindicalismo de costume” e capacitar os trabalhadores comuns para lutar e avançar em iniciativas de organização sem depender apenas das urnas.

quinta-feira 15 de abril de 2021 | Edição do dia

FOTO: Southern Workers Assembly.

O esforço de sindicalização no armazém da Amazon em Bessemer, Alabama, não alcançou votos suficientes para a vitória - embora o Sindicato de Comércio a Varejo e Lojas de Departamento (RWDSU na sigla em inglês) esteja contestando o resultado em função da interferência ilegal da empresa. Os patrões gastaram milhões para manter os sindicatos fora das instalações da Amazon nos EUA, e Bessemer não foi exceção. Desta vez, a empresa usou todas as táticas que se podem imaginar, como fazer com que o governo instalasse uma nova caixa de correio do lado de fora das portas e enviasse instruções aos trabalhadores sobre como votar “Não”. Isso fazia parecer que a própria empresa iria coletar as cédulas pelo correio e contar os votos, era tudo parte de uma estratégia geral que incluía até mesmo a oferta de suborno aos trabalhadores para que se demitissem em troca de dinheiro, assim seus votos não contariam.

Veja também: Amazon intimida trabalhadores e compra votos contra o sindicato nos EUA, mas essa luta ainda não acabou

A empresa pode ter vencido essa única batalha , por enquanto, mas a Amazon está lutando em uma guerra . É uma guerra para reverter os golpes devastadores contra os sindicatos nos Estados Unidos que ocorreram ao longo de décadas de neoliberalismo. Essa é a posição enfraquecida da qual os trabalhadores da Bessemer e todos os esforços de organização sindical hoje devem lutar para reverter.

Mas é uma guerra que os trabalhadores podem vencer.

Na manhã de quarta-feira (07/04/2021), algumas dezenas de trabalhadores fizeram uma paralisação no gigante depósito da Amazon em Gage Park, no lado sudoeste de Chicago, exigindo melhores condições de trabalho. Eles se juntaram a outros trabalhadores que não estavam escalados para trabalhar naquele momento - uma indicação clara de que há alguma coordenação.

Rakyle Johnson transmitiu ao vivo a paralisação. Ele é da Amazonians United Chicagoland e disse: “Estamos cansados ​​de ser usados. Trabalhamos muito. Damos muito à nossa empresa ... mas eles não devolvem nada.”

Foi a segunda demonstração de insatisfação dos trabalhadores nas instalações neste mês. Em 1º de abril, a mesma organização protestou contra os novos turnos de “mega-turnos” que os fazem trabalhar 10 horas e 30 minutos, das 1h20 às 11h50. Eles exigiram um aumento de U$ 2/hora, um olhar especial para trabalhadores que precisam voltar para casa para cuidar das crianças, a garantia de ida e volta para as instalações de maneira segura bancada pela empresa e intervalos completos sem que os gerentes os interrompam.

Ações militantes como essa sugerem que uma campanha de sindicalização em Chicago pode estar no horizonte. Quantas batalhas a Amazon terá que travar ao mesmo tempo, nesta guerra em expansão?

Como o Esquerda Diário vem sinalizando a partir das traduções de artigos do nosso portal irmão nos Estados Unidos, o Left Voice, a luta em Bessemer abriu as porteiras da sindicalização. Agora sabemos dos esforços de sindicalização em Baltimore, Nova Orleans, Portland (Oregon), Denver e sul da Califórnia, onde os trabalhadores procuraram o mesmo RWDSU que buscou a certificação em Bessemer. Sabemos que o Teamsters (um “guarda chuva” de sindicatos) também começou uma campanha de organização em duas instalações da Amazon em Iowa. Certamente existem outros que ainda não se tornaram publicamente conhecidos.

Os trabalhadores essenciais da Amazon trabalharam durante a pandemia e viram a fortuna do proprietário Jeff Bezos crescer exponencialmente. Enquanto isso, eles viram acontecer surtos de coronavírus em suas instalações. Alguns receberam um “aumento” pelo risco que durou pouco e foi insuficiente. Com as crianças fora da escola, creches fechadas ou financeiramente fora de alcance e todas as outras exigências da vida da classe trabalhadora - especialmente aqueles que trabalham em depósitos e entregas precárias - esse dinheiro precisava ser muito maior e permanente.

Algumas lições da história

Como os trabalhadores da Amazon vencerão? Um olhar sobre a rica história do movimento operário dos Estados Unidos fornece algumas lições importantes. E embora a hora e o lugar específicos de qualquer luta dos trabalhadores certamente importem, ainda assim existem algumas verdades imutáveis ​​que surgiram ao longo do século passado e podem nos dar lições sobre como ganhar em uma luta com os patrões. Os trabalhadores podem ser mais ou menos combativos; a escolha é deles e de seus líderes.

É especialmente instrutivo olhar para os anos 1930, quando algumas das lutas pela sindicalização mais duramente travadas ocorreram neste país. Foi uma época em que o United Auto Workers Union, o United Steel Workers Union e outras unidades industriais ensinaram aos capitalistas uma lição sobre o poder de uma classe trabalhadora unida, diferente de todas as que já haviam recebido nos Estados Unidos.

Na década de 1930, os grandes sindicatos industriais do país foram formados não por meio de eleições de certificação, mas por meio de uma ação coletiva militante direta. As grandes greves da década foram inicialmente batalhas pelo reconhecimento sindical .

Aqui está apenas uma amostra de como o poder de uma classe trabalhadora unida abalou uma cidade - Akron, Ohio - onde os trabalhadores em 1935 criaram o United Rubber Workers, que rapidamente tinha 29 sindicalistas locais na área. No ano seguinte, os trabalhadores da fábrica da Goodyear (fábrica de pneus) entraram em greve para obrigar os patrões a reconhecer o sindicato. Um artigo de 1936 no “New Militant por Farrel Dobs, um trotskista que dois anos antes havia sido um dos líderes centrais da greve dos Teamsters de Minneapolis que é um exemplo na história do movimento operário americano, detalhou como o sindicato travou sua batalha. Ele levanta três pontos principais.

Na manhã de terça-feira, 25 de fevereiro, os trabalhadores em apuros, fazendo piquetes em violação a uma liminar, calculada para destruir suas forças, enfrentaram um exército de policiais e da guarda nacional enviados para fazer cumprir a liminar. A linha de piquete se mantém firme com uma estaca em cada um dos 168 portões da fábrica.

Os trabalhadores de Akron se recusaram a seguir as “regras” estabelecidas pelo estado, neste caso ignorando uma liminar judicial contra piquetes. Isso foi possível porque eles reuniram um número suficiente de pessoas para enfrentar as forças de segurança da empresa e do Estado. Foi uma ação em massa na fábrica.

Na frente de combate, o slogan é: “Ninguém entra na fábrica”. Os cínicos duros que dizem que o trabalhador americano não lutará terão que mudar de ideia após essa demonstração contundente.

Os trabalhadores da Indústria do Pneu fecharam as instalações. A posição deles era clara: nenhum trabalho e nenhum lucro até que seu sindicato fosse reconhecido e suas exigências fossem atendidas pelos patrões.

Um segundo e maior local de reunião é necessário para grandes encontros dos grevistas e, de igual importância, para que os trabalhadores de outras fábricas de borracha e todos os outros trabalhadores de Akron possam vir ao local adequado para obter informações corretas sobre a greve e obter instruções quanto à melhor forma de ajudar. … Os trabalhadores da indústria do pneu querem que os outros trabalhadores saibam de sua luta e querem seu apoio.

Os trabalhadores precisavam de uma sede maior para organizar e travar sua batalha trabalhista, porque eles não estavam lutando por conta própria - eles estavam envolvendo outros trabalhadores e a comunidade de Akron.
Esses três pontos-chave de Akron sugerem lições para Bessemer e trabalhadores em qualquer outro depósito que planejam enfrentar o gigante da Amazon.

Por uma batalha mais militante

Hoje em dia, o reconhecimento de um sindicato quase sempre é conquistado (ou perdido) por meio de eleições administradas por um braço do governo dos Estados Unidos, com a concordância das burocracias sindicais. Depositar fé nos políticos dos patrões para garantir eleições “justas” e direitos sindicais transforma o que antes eram lutas militantes - e de massa - dos trabalhadores em uma tática de só campanhas eleitorais. A campanha de porta em porta - como a RWDSU e seus aliados fizeram na campanha de Bessemer - tem seu lugar, especialmente com apoio de comitês comuns que organizam e lideram, mas não pode ser um substituto para as assembleias e plenárias de massa e outras atividades que constroem uma resposta unificada dos trabalhadores. O apoio do voto “Sim” ao sindicato por parte de um político capitalista é visto por esses burocratas como tendo mais valor e importância do que ganhar a participação ativa de toda a classe trabalhadora para forçar os patrões a reconhecer o sindicato.

E o tempo todo, os trabalhadores continuaram trabalhando durante um longo período de votação. Os patrões continuam tendo lucros que podem usar para derrotar o sindicato na votação. O tempo prolongado permite que eles enviem várias mensagens anti-sindicais aos trabalhadores, realizem reuniões anti-sindicais, decretem restrições que impeçam os trabalhadores de falar uns com os outros nas instalações, e assim por diante - tudo o que a Amazon fez em Bessemer.

Imagine um cenário diferente em Bessemer do que o que acabamos de ver se desenrolar ao longo de muitos meses. E se os trabalhadores comuns tivessem assumido o controle do esforço de organização, construindo seus próprios comitês para organizar todos os aspectos da batalha, em vez de deixar tudo para os burocratas sindicais? E se os trabalhadores tivessem insistido não apenas em uma eleição de certificação do sindicato , mas tivessem se organizado para apoiar esse esforço fechando as instalações até que seu sindicato fosse reconhecido? Imagine se os trabalhadores em Bessemer estivessem se reunindo e pensando em como travar sua luta, ao invés de confiar no sindicalismo empresarial da RWDSU. Os comitês hierárquicos poderiam ter feito uma convocação a trabalhadores de todos os Estados Unidos empregados e desempregados, sindicalizados e independentes - para vir ao Alabama para confrontar os policiais enviados ao depósito e os seguranças bandidos que a Amazon contratou - algo que a liderança da RWDSU não fez.

Comitês comuns poderiam ter organizado e realizado manifestações de massa em toda a área - e convocado trabalhadores de outros sindicatos para se juntarem a eles - onde explicariam o que são os sindicatos, por que são importantes e os tremendos ganhos que tiveram aos trabalhadores nos EUA. A Amazon teve muito sucesso em espalhar mentiras sobre os sindicatos para os trabalhadores nas instalações, e os relatórios pós-eleitorais sugerem que muitos trabalhadores da Bessemer - mesmo após a longa campanha pela sindicaalização - ainda não tinham ouvido um motivo convincente do sindicato para votar “Sim”. O sindicato não fez o suficiente para conter as mentiras da Amazon de uma forma que atingisse a massa dos trabalhadores.

Mobilizando a comunidade e outros sindicatos

Bessemer fica a 20 minutos de Birmingham, uma cidade com 70% da população negra. A força de trabalho na instalação de Bessemer da Amazon é estimada em 85% de negros. Imagine se a comunidade negra de Birmingham tivesse sido mobilizada para fazer aquela curta viagem para uma demonstração de força no depósito da Amazon. O sindicato tinha ativistas do movimento Black Lives Matter nas portas do armazém - um reconhecimento de que a luta na Amazon é uma luta por justiça racial também, e que os sindicatos e o BLM são aliados naturais. Mas e se o sindicato e o BLM tivessem trabalhado juntos para trazer para Bessemer as forças que o BLM é capaz de trazer para as ruas de Birmingham?

Os burocratas sindicais hoje tendem a ver seus esforços de organização de maneira muito restrita - fazendo com que percam. Eles não mobilizam aliados da classe trabalhadora, porque não vêem sua luta em termos de classe. Esse é um elemento importante da construção de um sindicato inicial que precisa ser recuperado. Em 1934, em Toledo, Ohio, no auge da Depressão, o United Auto Workers organizou a fábrica Auto-Lite após lutar contra a polícia e a Guarda Nacional. Quem estava na linha de frente daquela luta nas ruas enquanto os trabalhadores ocupavam a fábrica? Eram os desempregados da cidade, organizados na Liga de Desempregados do Condado de Lucas. Eles eram os aliados naturais dos trabalhadores em greve e sangraram em solidariedade.

A RWDSU nunca se mobilizou nesse nível. Sim, o sindicato enviou muitas pessoas ao redor da área de Bessemer para apurar e encorajar o voto “Sim”. Mas, uma vez que o sindicato aceitou a estrutura eleitoral definida pelo governo, ele se posicionou na zona de conforto do sindicalismo empresarial. O que os trabalhadores poderiam ter feito de forma diferente?

A campanha de sindicalização da Amazon no Alabama foi uma oportunidade de engajar trabalhadores em todos os Estados Unidos e fazer mais do que os relativamente pequenos comícios locais de solidariedade que aconteceram em várias partes do país. Às vezes, isso acontecia nas instalações da Amazon, mas com mais frequência nos supermercados Whole Foods (também de propriedade da Amazon). Também foram envolvidos alguns trabalhadores sindicalizados, mas não o suficiente.

A luta com Bessemer foi um momento para todo o movimento sindical “arregaçar as mangas”. Poderiam ter acontecido comícios em massa, com amplo envolvimento dos sindicatos - e feitos com segurança, mesmo durante a pandemia. Os sindicalistas poderiam ter sido enviados para Bessemer por seus sindicatos - teria sido um bom investimento das taxas sindicais - para conversar com os trabalhadores da Amazon e se opor às mentiras da empresa sobre o que são os sindicatos. Imagine trabalhadores ferroviários de Kansas City conversando com trabalhadores da Amazon fora das instalações, explicando como seu sindicato não só traz ganhos econômicos para os trabalhadores em sua região, mas também o que significa estar em uma organização baseada na própria noção de que os trabalhadores constituem um classe , e que os chefes são inimigos de classe .
Imagine sindicalistas de todo o país demonstrando ativamente que estão na retaguarda de todos os trabalhadores da Amazon lutando por um sindicato. Só a RWDSU organiza 100.000 trabalhadores nos Estados Unidos - onde estava a mobilização da própria base sindical? Essa é uma estratégia para vencer uma guerra. Infelizmente, não é a estratégia das burocracias sindicais - é por isso que os membros sindicais comuns precisam fazer disso sua estratégia.

Isso pode soar como utopia, mas é como o movimento operário - antes o mais forte do mundo - foi construído nos Estados Unidos. Os trabalhadores são uma classe. Trabalhadores têm um inimigo comum: os patrões e seu sistema capitalista, que sobrevive apenas através da exploração.

Como Farrell Dobbs escreveu no artigo sobre Akron, “A engenhosidade quase inacreditável e a coragem e determinação esplêndidas demonstradas pelos trabalhadores da indústria de Pneus que provaram, sem sombra de dúvida, que a força de um gigante está ardendo nas fileiras dos trabalhadores estadunidenses nas indústrias básicas. ” É hora de libertar esse gigante.

“Esqueça os sindicatos não democráticos”, tweetou Amazonians United Chicagoland em 20 de março. À medida que a desigualdade se expande e a crise capitalista persiste, os patrões vão tentar nos fazer pagar por seus problemas. As vitórias sindicais não serão conquistadas colocando mais fé nos políticos do capitalismo, ou pressionando-os por leis “melhores” que mantenham nossa classe ligada às instituições do governo capitalista. Temos que nos ajustar com todas as nossas forças. Nossas organizações de local de trabalho - aquelas que já existem e aquelas que precisamos construir - devem fazer parte dessa luta.

Pode te interessar: Batalha no Alabama: o movimento antirracista e a luta pela organização sindical na Amazon




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias