×

Professores em greve | O prefeito de Feira de Santana prende professores dentro do prédio da prefeitura após repressão

O prefeito de Feira de Santana (BA) Colbert Martins (DEM) mantém dezenas de trabalhadores e trabalhadoras presas dentro do prédio da prefeitura municipal desde o início da tarde desta quinta-feira (31), após professores municipais decretarem greve por tempo indeterminado.

quinta-feira 31 de março de 2022 | Edição do dia

Os professores municipais de Feira de Santana decretaram greve através de assembleia realizada na manhã desta quinta (31). Logo em seguida foram até o prédio da prefeitura de Feira para levar as reivindicações ao prefeito junto a vereadores da cidade. Os professores municipais exigem pautas que até agora não foram atendidas pela prefeitura de Cobert como o reajuste salarial de 33,23%, os precatórios do Fundef, enquadramento, licença prêmio e pecúnia, licença prêmio e pagamento integral dos salários.

Os professores também denunciam as condições precárias de trabalho na cidade de Feira de Santana, onde faltam professores e funcionários, merenda escolar, materiais, reformas nas escolas, entre outras coisas.

Assim que os professores e as professoras chegaram no prédio e tentaram encontrar o prefeito foram recebidos com violência e repressão por parte da guarda municipal.

Segundo denúncia recebida pelo Esquerda Diário, uma professora que estava na repressão relatou os acontecimentos:

“Uma arbitrariedade, sinceramente, o que aconteceu lá, porque eles [os professores] não agrediram. O pessoal entrou de forma pacífica, foi subindo e os vereadores foram para falar com o Colbert. Na hora trancaram a sala do Colbert. Eles ficaram batendo na porta pedindo para falar. Eles ficaram questionando porque eles tem direito porque são vereadores. E nisso começou a discussão com a guarda municipal que empurrou o vereador Jhonatas (PSOL), um assessor foi defender e jogaram spray de pimenta.”

Um absurdo a repressão contra os professores, professoras e o vereador Jhonatas, justamente num momento em que os trabalhadores de conjunto sofrem com a alta dos preços dos alimentos e custo de vida. Essa repressão também foi registrada como podemos ver no vídeo abaixo:

Uma outra denúncia também de uma professora, relatou a brutalidade e violência que até o momento os professores sofriam enquanto eram mantidos presos no prédio da prefeitura:

“A guarda municipal tá ameaçando invadir o prédio para nos tirar a qualquer custo. O prédio está cheio de mulheres, temos crianças aqui também. Por favor, gente divulguem, a gente tá precisando de apoio de vocês.”

Nesse momento os professores estão sem energia, alimentos e água estão sendo entregues através de um balde amarrado em uma corda, pois a guarda municipal não deixa passar nada pela porta de entrada.

Repudiamos essa atitude brutal e violenta de reprimir e manter presos professores e professoras da rede municipal de Feira de Santana. Essa atitude é um grande absurdo e assim como esses professores exigimos a libertação imediata de todos e todas que se encontram presos no prédio da prefeitura.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias