Teoria

O populismo de direita de Trump e a crise política dos Estados Unidos

No dia 6 de abril, na Universidade de Brasília, Gilson Dantas realizou uma palestra onde foi analisada a crise na esfera política dos Estados Unidos nos marcos da qual surge o governo populista de direita de Donald Trump.

sexta-feira 21 de abril| Edição do dia

De que bases sociais, políticas e geopolíticas surgem as forças que engendram Trump, sua força e sua fraqueza? De onde deriva o caráter abertamente contraditório do governo D. Trump? Em que medida este governo apresenta características bonapartistas? Qual a relação de D. Trump com os dois partidos tradicionais dos Estados Unidos? E por que surge Bernie Sanders? O que tem esse governo a ver com a crise da globalização neoliberal? Que tipo de tensão interior e internacional ele explicita, desdobra e tende a agravar? Estas foram algumas das questões analisadas na palestra a seguir.

A seguir, o trecho da palestra, que foi organizada pelo Núcleo de Estudos em Política Social da UnB, seguida de debate e pronunciada por Gilson Dantas, na condição de integrante do Esquerda Diário e pesquisador no pós-doutorado daquela Universidade.

A palestra, intitulada Trump, o populismo de direita e o capitalismo, por inteiro encontra-se disponível aqui.




Tópicos relacionados

Donald Trump   /    Estados Unidos   /    Teoria

Comentários

Comentar