×

O golpe de Estado no Mali derruba um aliado do imperialismo francês

O Exército de Mali se levantou contra o presidente Ibrahim Boubacar Keïta e abriu um período de incertas consequências internas e regionais.

segunda-feira 24 de agosto de 2020 | Edição do dia

Após vários meses de protestos sociais e uma crise de legitimidade no governo do presidente Ibrahim Boubacar Keita, conhecido como “IBK”, oficiais do exército malineses realizaram um golpe na terça-feira. Assim como no último golpe de 2012, tudo começou com uma rebelião no campo de Kati, a pouco mais de 15 quilômetros de Bamako, capital do país. Soldados rebeldes capturaram o presidente e seu primeiro-ministro Boubou Cissé, que ainda estão na prisão. À noite, entre terça e quarta-feira, o IBK anunciou, em mensagem séria, a sua renúncia e a dissolução da Assembleia Nacional. No processo, Ismaël Wagué, subchefe do Estado-Maior da Força Aérea, anunciou a criação de um Comitê Nacional para a Salvação do Povo (CNSP).

O golpe foi saudado com cenas de alegria nas ruas de Bamako. Pelo menos por enquanto. Na verdade, este grupo de soldados diz que quer "uma transição política civil que leve à ‘eleições gerais seguras’ dentro de um ‘tempo razoável’ ". Os conspiradores do golpe declaram que tomaram a decisão de agir porque “o Mali está afundando dia a dia em caos, anarquia e insegurança por causa dos responsáveis ​​pelo seu destino.” Nesse sentido, eles não se esqueceram de implementar medidas repressivas como o estabelecimento do toque de recolher e o fechamento das fronteiras.

O Mali testemunhou grandes manifestações e greves nos últimos meses. A situação piorou após as eleições legislativas de abril passado, que a oposição e grande parte da população denunciaram como organizadas em favor do atual governo. Em julho, a repressão do governo de IBK, aliado e verdadeiro fantoche da França, deixou pelo menos 14 mortos. Nesse contexto, a coalizão de oposição M5-RFP, que inclui ex-figuras do regime e o ultra-reacionário como Mahmoud Dicko, fez declarações a favor dos golpistas.

No entanto, as potências imperialistas, começando com a França, é claro, e seus estados "clientes" regionais, condenaram imediatamente o golpe. Assim, no mesmo dia do golpe, a CEDEAO (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental) e o Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian "condenaram com a maior firmeza este grave fato", apelaram à "manutenção da ordem do direito constitucional” e exortou “os soldados a regressarem sem demora aos seus quartéis”. Os Estados Unidos e a China também condenaram o golpe. Os países vizinhos do Mali fecharam suas fronteiras e suspenderam os intercâmbios econômicos e políticos com o país.

Obviamente, essa atitude precipitada de denunciar o golpe no Mali contrasta com outras situações semelhantes, como durante o golpe na Bolívia contra Evo Morales no ano passado, onde a França se contentou em "tomar nota" da "renúncia" de Morales e validou o golpe apelando à organização da “transição”.

Mas uma coisa é certa, a França e seus aliados temem que o golpe no Mali possa abrir caminho para situações semelhantes em outros países da região que enfrentam os mesmos problemas políticos, sociais e econômicos. Nomeadamente, Níger, Burkina Faso e especialmente Costa do Marfim. Para o analista costa-marfinense Franck Hermann Ekra, cujas declarações foram transmitidas pela Liberation, é “como se um ’modelo malinês’ tivesse acabado de surgir. E que, sobretudo nos países vizinhos, todos finalmente se deixam pensar que ’tudo é possível’, ao comparar o que aconteceu no Mali com situações semelhantes, de rejeição do poder local, que vivem nos seus próprios países ”.

Na verdade, o desafio do governo de IBK obtêm sua força da corrupção endêmica, da degradação da situação econômica, que se agravou ainda mais com a pandemia de Covid-19, mas também da situação no norte do país. A guerra que o exército do Mali travou ao lado das forças imperialistas durante quase 8 anos contra as organizações islâmicas em Azawad causou grande agitação entre a população e dentro do exército, já que alguns soldados sentem que foram enviados para a morte por nada. Esta situação começou a alimentar o sentimento anti-francês no país, apesar do facto de, em 2013, uma parte da população do Mali ser amplamente favorável à intervenção militar francesa no norte.

Este sentimento é precisamente motivo de grande preocupação para a França. Na verdade, o golpe, sem dúvida liderado por frações das classes dominantes e do exército agindo sem o consentimento do governo francês, complica a estratégia francesa na região. Um importante quebra-cabeça para o exército francês, dos quais 5.100 soldados atuam no país. Como podemos ler na análise do Le Figaro: “Para a operação francesa, a derrubada política em Bamako é um revés. Toda a estratégia de Paris terá de ser reexaminada. A cimeira de Pau convocada em Janeiro por Emmanuel Macron teve como objectivo remobilizar os Estados africanos e, em primeiro lugar, o Mali na luta contra os grupos terroristas.Para vencer a batalha, o estado de Mali teve que conseguir se reinstalar em seus territórios perdidos. Os sucessos dos últimos meses na região da Tríplice Fronteira correm o risco de serem ignorados ”. E, além disso: “O fracasso político de Mali também ameaça o engajamento militar internacional. Há vários meses, a França vem tentando obter o apoio crescente de seus parceiros europeus com a criação da força-tarefa “Takuba”, composta por forças especiais europeias. Em julho, um primeiro contingente estoniano chegou. Deve ser seguido pelas forças tchecas e suecas. O desconhecido político em Bamako corre o risco de impedir qualquer apoio adicional. Macron demorou a convencer seus interlocutores a participarem no Sahel. A sua retirada pode ser mais rápida se o futuro do Mali parecer sem solução a médio prazo ”.

O Mali, de fato, tornou-se um estado ’superpovoado’ com tropas de ocupação desde 2013. Como explica o coronel Michel Goya nas colunas Le Figaro: “É preciso lembrar que as forças francesas não são as únicas forças estrangeiras lá, nem mesmo os mais importantes. O ator militar mais importante do Mali é a Missão de Estabilização Multidimensional Integrada das Nações Unidas no Mali (MINUSMA), com mais de 13.000 soldados de paz de muitos países. (…) Há também a Missão de Treinamento da União Europeia no Mali, que supervisionou o treinamento ou reforma de 14.000 soldados malineses. Pequenos contingentes europeus também estão associados a Barkhane ou ao grupo de forças especiais Takuba que está sendo formado. Também não devemos esquecer o comando dos EUA na África, o AFRICOM, que silenciosamente apóia todas as forças aliadas.

A "hiperatividade" militar no Mali não fez com que os grupos islâmicos se retirassem. Pelo contrário, a região do Sahel se tornou uma das mais perigosas e mortais do continente. Enquanto o objetivo declarado da França na região é "combater o terrorismo", os objetivos estratégicos na região vão muito além e visam o controle estrito dos recursos naturais desta parte da África para o uso, principalmente, de multinacionais francesas. É por isso que o Estado francês controla tão de perto as informações sobre suas atividades no Mali, a ponto de censurar o dossiê sobre a guerra de Azawad que seria publicado na revista científica Afrique Contemporaine em março do ano passado.

Porém, desse ponto de vista, o imperialismo francês não precisa se preocupar com os conspiradores golpistas. Um dos soldados, o general Wagué, declarou que “todos os acordos anteriores” serão respeitados: “A (missão da ONU) Minusma, a força Barkhane (anti-jihadista francês), o G5 Sahel (que agrupa cinco países do região), a força Takuba (um grupo de forças especiais europeias que deveria acompanhar os malineses em combate) continua a ser nossa parceira ”. Em outras palavras, os militares, como o governo corrupto do IBK (bem como todos os anteriores), afirmam continuar sua política de submissão ao imperialismo francês e outras potências mundiais.

É neste sentido que para os trabalhadores e as classes populares do Mali, seria um erro fatal depositar as suas esperanças de emancipação e de uma vida digna nesta junta militar. Não seria menos catastrófico confiar na coalizão M5-RFP, povoada por figuras reacionárias, ou nas organizações islâmicas. E nem é preciso dizer que o pior de seus inimigos continua sendo o imperialismo, especialmente em sua forma mais abertamente militarista. Todas essas forças são inimigas dos explorados e oprimidos no Mali e em todo o continente africano.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias