×

Machista, homofônico, racista, misógino... esta e uma série de outras posturas que repudiamos, ganhou visibilidade na data de hoje, após tweets antigos serem resgatados da conta do funkeiro MC Biel.

terça-feira 2 de agosto de 2016 | Edição do dia

O garoto que ficou conhecido com sua música também machista, chamada “química”, em que demonstra não respeitar o NÃO dito pela mulher, e de modo a castigá-la, afirma que fará ela se apaixonar, só não o expõem mais, por ele mesmo fazer isso, abertamente.

Após ser denunciado por uma repórter que, em meio a uma entrevista ao Portal IG, foi assediada sexualmente, ao ser chamada de “gostosinha” e ter de ouvir que “a quebraria no meio” caso mantivesse relação sexual com o cantor, isso entre testemunhas que presenciavam a gravação da entrevista que seria utilizada para divulgar seu mais novo CD, também tornou-se a prova material do processo de investigação aberto na 1° Delegacia da Mulher em São Paulo.

Se já não parecesse absurdo o bastante o acontecimento por si só, o cantor ainda pronunciou-se por suas redes sociais de maneira indignada ao não ter sido levado na brincadeira, explicando em outras palavras, que toda sua grosseria não passou de um mal entendido, e que a interpretação da repórter foi “equivocada e descontextualizada”, e que não é machista: "Machista? Nem homem me considero ainda pra ser prepotente ao ponto. Sou um menino, menino que brinca, menino sem papas na língua, menino que sorri".

Em tempos como esse, tanto Biel como sua assessoria foram ingênuos ao não imaginar a repercussão que o caso poderia tomar na internet. E o mesmo homem que discursou recentemente que mulheres, “Para ganhar um homem, só precisam abrir as pernas”, têm comovido indignação generalizada, tanto por parte de fãs, como da opinião pública, tendo sua carreira e situação declinando a cada pronunciamento.

Após fazer um vídeo escancaradamente de fachada, e hipócrita para se desculpar pelas posturas machistas, o mesmo foi rechaçado por grande parte das pessoas, que aparentemente não se deu por satisfeito, e ainda teve a coragem de cantar ’Tá gostosinha, te quebro no meio’, em referencia ao ocorrido, ao lado do cantor Nego do Borel durante um show.

São muitas as situações, mas a última delas, foi seu comentário sobre esse mesmo assédio, na tarde de ontem, durante o Programa TV Fama: “Eu queria primeiro deixá-la ciente do quanto ela prejudicou minha carreira. É um trabalho de anos, não só meu, mas de um grupo empresarial, de uma gravadora.” Sim. É isso mesmo, ele responsabilizou sua vítima por ter prejudicado sua carreira! Próprio de um espírito reacionário como o dele, em relação as opressões as mulheres, não se pronunciou que quem realmente “esta acabando com sua carreira” é ele mesmo e suas posturas machistas que não são mas aceitas passivamente.

Em resposta ao machismo do cantor, foi criada a hashtag #ErrarÉHumanoPersistirÉBiel que esteve nos Trending Topics desde a manhã desta terça-feira(2), com centenas de novas menções por minuto, que de inúmeras formas, e das maneiras mais bem humoradas, demonstravam total indignação e repúdio ao que foi comentado pelo cantor.

Logo após isso, usuários do Twitter passaram a resgatar antigos posts do cantor, de períodos que variam entre 2011 a 2012 que só escancararam a diversidade de merda reproduzida e disseminada há tempos, que em níveis e expressões distintas, expressam seus preconceitos, desde voltado às mulheres, como também a lgbts, negros, e até mesmo idosos. Pouco tempo após repercussão, o cantor bloqueou sua conta, porém, os prints dos posts viralizaram em inúmeras páginas da internet que reafirmaram seu total repúdio.

E tempos em que as pautas das mulheres tornam-se cada vez mais sensíveis e passam a ter maior visibilidade e comoção, o cantor MC Biel foi um dos poucos que não “entendeu” uma das principais afirmações da primavera das mulheres que tem se colocado fortemente contraria a cultura do estupro, bem como afirmam: “MACHISTAS NÃO PASSARÃO!!!”.

O fim da violência e da opressão que derivam dessa cultura tão enraizada que é o machismo, e que naturaliza estas opressões, inclusive através de músicas, como é o caso desse MC, é uma pauta urgente que se expressa das mais variadas formas no dia-a-dia das mulheres brasileiras, uma vez que o Brasil é o 5° colocado no ranking mundial de países onde mais mulheres morem em decorrência da violência opressiva, com dados absurdos como o de que a cada 5 mulheres jovens, 3 já sofreram violência em suas relações, ou que a cada 11 minutos uma mulher é estuprada, e a cada outros 2 minutos, aproximadamente 5 são espancadas. A realidade não pode ser levada a brincadeira, e não se trata de ingenuidade de um garoto, mas sim da reprodução da opressão.

É necessário e fundamental que declarações machistas e preconceituosas, outrora naturalizadas, sejam sim apontadas e rechaçadas com a rapidez e visibilidade exemplar ao caso de Biel, para que isso não se repita, e que se tenha claro.
Machistas, não passarão !!!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias