Opinião

BRASIL / PALESTRA / A POLÍTICA DO GOLPE / UnB

O Brasil do golpista Temer: que país é esse?

Gilson Dantas

Brasília

terça-feira 1º de maio| Edição do dia

Na manhã do último dia 28/4 a abertura do encontro dos estudantes de medicina do Centro-Oeste e Norte contou com uma cerimônia de abertura onde foram realizadas duas palestras por médicos (as) que são ativistas políticos.

À palestra abaixo [intitulada As veias abertas do Brasil: que país é esse?] realizada pelo dr Gilson Dantas [clínico formado pela UnB, autor do livro A medicina dos sintomas, pós-doutorando em Políticas Sociais/UnB, e integrante do jornal Esquerda Diário], se seguiu uma outra, sobre a intervenção federal no Rio, realizada pela dra. Monique França [residente em Medicina da Família e Comunidade da favela do Jacarezinho, do Rio de Janeiro].

O encontro dos estudantes de medicina seguiu com outros debates, inclusive um deles sobre A medicina no capitalismo e o modelo biomédico [a ser publicado brevemente no Esquerda Diário], e teve especial importância que estudantes vindos de tão longe pudessem se confraternizar e debater política e medicina – na perspectiva das transformações sociais – durante três dias.

De nossa parte, na citada palestra, procuramos enfocar a conjuntura política destacando a dinâmica do golpe, suas origens, a crise que ele escancara [nos marcos de uma crise orgânica, seguindo a categoria de Gramsci], mas também o programa econômico do golpismo, por assim dizer, e os problemas de toda estratégia que ponha qualquer confiança nos movimentos do “partido do judiciário”, no jogo parlamentar ou em qualquer tática que mantenha as massas na passividade.

Esse perfil do PT, do Lula, de “confiar” nas estruturas do Estado burguês [Forças Armadas, Judiciário, jogos parlamentares] em vez de se apoiar nas massas e no protagonismo sindical é, precisamente, o que abre terreno para o golpe institucional e processual seguir em frente.

Outros argumentos para tentar, em poucas palavras, configurar o Brasil deste momento foram desenvolvidos no vídeo abaixo, que reproduz a palestra realizada no Encontro Regional dos Estudantes de Medicina das regionais Centro-Oeste e Norte [EREMzão]:




Tópicos relacionados

história do Brasil    /    Universidade de Brasília   /    Governo Temer   /    PT   /    Opinião

Comentários

Comentar