×

EDIÇÕES ISKRA | Novo livro das Edições Iskra: A Revolução e o Negro – Textos do trotskismo sobre a Questão Negra

sábado 23 de janeiro de 2016 | 00:00

As edições Iskra acabam de lançar o livro A Revolução e o negro – textos do trotskismo sobre a Questão Negra. Á exceção de um, do próprio Trotski, os demais são pouco conhecidos na esquerda brasileira e inéditos em português. O texto de Trotski é Sobre as teses sul-africanas, no qual o dirigente da Revolução da Russa, da Oposição de Esquerda e da IV Internacional relaciona a luta contra a exploração imperialista britânica à resolução de questões democráticas, como acesso à terra e à própria revolução socialista. Além de Trotski, compõem o livro CLR James e George Breitman. James, autor do clássico Jacobinos Negros, assina o A revolução e o negro, no qual trata da participação e agência dos negros nas revoluções burguesas, como a Francesa, assim como o papel dos negros na guerra civil norte-americana. Outro artigo fundamental de James é O imperialismo na África, no qual analisa os efeitos da colonização imperialista na África sob a perspectiva marxista. Este texto ressalta como o marxismo é uma ferramenta fundamental para compreender a situação no continente africano. O terceiro artigo de James é Porque os negros devem se opor à guerra, no qual resgata a experiência dos negros em relação à I Guerra Mundial e desenvolve argumentos para que os negros se oponham à participação dos Estados Unidos na II Guerra Mundial e aproveitem a oportunidade para fortalecer as trincheiras da luta contra o inimigo doméstico, a burguesia imperialista norte-americana. George Breitman, em seu Quando surgiu o preconceito contra o negro, trata de demonstrar que o preconceito racial contra o negro é um fenômeno tipicamente capitalista, que surge a partir das necessidades do comércio de escravos. Uma premissa fundamental para a luta contra o racismo. Estes são somente alguns eixos destes ricos artigos e convidamos o leitor do Esquerda Diário a lê-los e tirar suas conclusões.

A primeira edição, contando com algumas centenas, já está quase esgotado e estamos trabalhando na segunda edição, que além de revisada, contará com novos artigos.

Como dissemos no prefácio “Este livro, organizado tendo em mente negras e negros, deve ser lido e debatido por todos os que sentem ou entendem que o racismo é uma das mais perversas características do capitalismo. Assim, este é um livro militante. Ficaremos felizes e satisfeitos se, alguma maneira, servir à luta contra a opressão ao povo negro e para a libertação do conjunto da classe trabalhadora.”

Para adquirir um exemplar, enviar email para [email protected].




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias