Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

“Nós ensinamos vida, senhor”: Quatro poemas palestinos de combate

Victoria Santello

“Nós ensinamos vida, senhor”: Quatro poemas palestinos de combate

Victoria Santello

Há decadas, o povo palestino luta contra a colonização imperialista do genocida Estado de Israel. Diferente do que afirmam os reacionários apoiadores desse massacre, todos os dias, o povo palestino ensina vida, como afirma a poeta Rafeef Ziadah. Na primeira edição da nossa revista de arte e cultura Carcará, conheça importantes artistas palestinos.

No final do século XIX, começou o processo sionista de ocupação do território palestino com o objetivo de “recuperar o território sagrado dos judeus”. Durante toda essa ofensiva, os sionistas foram apoiados pelo imperialismo britânico e estadunidense. Esse processo se agravou com o assassino processo do Holocausto nazista, e, em 1946, é fundado o estado artificial de Israel com apoio da ONU e do imperialismo.

Contra a mais alta tecnologia assassina de drones e tanques comandados pelo Estado de Israel, o povo palestino luta bravamente para recuperar seu território roubado e impedir que mais vidas sejam ceifadas. Há na Palestina diversos poetas que, com sua arte, buscam mostrar ao mundo a que vieram. Aqui reunimos quatro poesias destes poetas, que através das letras expressam a resistência e luta do povo palestino contra a opressão de Israel e do imperialismo, confira:

Ensinamos vida, senhor - Rafeef Ziadah

All Shades of Anger - Rafeef Ziadah (interpretação Letícia Parks)

Carteira de Identidade - Mahmud Darwish (interpretação de Elizabeth Hazin)

Eles têm tanques - Shadia Mansour (rapper palestina)

Bombardeiam a Palestina dizendo que ali vivem terroristas. Em meio ao fogo cruzado e os ataques do Estado de Israel, apoiados por Bolsonaro e Biden, na Palestina vive a resistência de um povo oprimido que nos últimos tempos veio inspirando centenas de jovens e trabalhadores ao redor do globo. Que a poesia, a organização e os ares de revolta, indignação e insubmissão do povo palestino contagiem e cheguem nas terras reacionárias que hoje vivemos no Brasil.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Carcará - Semanário de Arte e Cultura]   /   [Luta de Classes]   /   [#ResistePalestina]   /   [Palestina]   /   [Arte]   /   [Poesia]

Victoria Santello

Estudante de Letras da Unifesp
Comentários