×

DEMISSÕES E ABUSOS | No Vale do Paraíba, patrões começam 2016 atacando os trabalhadores

Logo no começo do ano, os trabalhadores da empresa Johnson Controls Hitachi que fabrica ar-condicionado, e os trabalhadores da empresa Chassi, que fabrica cofres, estruturas para computadores e aparelhos de comunicação, paralisaram as suas atividades.

Fábio NunesVale do Paraíba

domingo 10 de janeiro de 2016 | 00:00

O motivo da paralisação dos trabalhadores da Hitachi foi a demissão de 30 funcionários, enquanto os operários da Chassi foi que a empresa não pagou as férias, o FGTS, o salário de dezembro, a segunda parcela do 13º e a primeira da PLR.

A crise no país em 2016 tende a aumentar e os patrões vão continuar na sua lógica de buscar uma taxa de lucro cada vez maior. Ao invés dos patrões pagarem por esta crise com o dinheiro com que se beneficiaram nos últimos anos, dinheiro este que foi extraído com o suor da classe trabalhadora, a sua política vai ser implementar métodos para diminuir o custo com a mão de obra, explorando cada vez mais para que as empresas continuem aumentando a sua taxa de lucro. Por sua vez como anuncia o novo ministro da economia de Dilma, o Estado também vai avançar contra os direitos dos trabalhadores.

Como mostra o site do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, a empresa Hitachi alega que a empresa está passando por um processo de reestruturação. Ao querer implementar este método, a saída que a empresa quer dar é fazer com que os operários trabalhem mais, ou mesmo ampliando a política de terceirização dentro das empresas.

Que a CSP – Conlutas e o PSTU que está à frente do Sindicato dos Metalúrgicos não percam mais esta oportunidade

Como afirmamos em outro texto sobre a região do Vale do Paraíba, cada pequena batalha que os trabalhadores travam tem que servir como exemplo para que toda a classe trabalhadora brasileira se enfrente contra as demissões dos patrões e os ajustes do governo de Dilma. É dando exemplo nestas pequenas lutas que vamos construir um movimento nacional contra os ajustes, capaz de se enfrentar contra o conjunto dos ataques aos trabalhadores e desmascarar a demagogia da CUT, que se diz contra o ajuste fiscal mas quer fazer com que os trabalhadores apoiem o governo. Uma política deste tipo é capaz de exigir que a CUT rompa com o governo e coloque toda a sua força pra construir este movimento.

Infelizmente no site do SINDMETAL não existe nenhuma linha de como os trabalhadores vão se enfrentar contra os patrões, muito menos quais serão os próximos passos das lutas, mas sim apenas que os operários da Hitachi vão se encontrar na sede do sindicato para discutir a ação judicial que o sindicato entrou contra a empresa. Assim como na luta dos trabalhadores da Sun Tech, o PSTU não preparou esta luta e comete o erro de alimentar ilusão nas instituições burguesas como a justiça, que deveria ser encarada como um ponto de apoio para a verdadeira luta de classe.

Frente aos atrasos e não pagamentos dos salários e direitos (PLR, abono, décimo terceiro, etc), sindicato e trabalhadores devem exigir a abertura imediata dos livros de contabilidade e também é preciso que o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região articulem estas duas lutas em curso! Que os capitalistas paguem pela crise!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias