×

Danos ambientais | No Pará, explosão em mineradora espalha fumaça tóxica na região

Moradores de Barcarena (PA), vizinhos à mineradora que sofreu uma explosão na noite da segunda-feira (06), relataram dificuldades de respirar e 49 pessoas foram atendidas pela UBA da cidade. Esta é a quarta ocorrência de poluição ambiental registrada pela fábrica da mineradora Imerys.

quarta-feira 8 de dezembro de 2021 | Edição do dia

Uma explosão em um depósito de produtos químicos de uma mineradora de Vila do Conde, em Barcarena (PA), assustou moradores na noite desta segunda-feira (6). O incidente foi seguido pela liberação de uma fumaça branca, que gerou temores de possíveis contaminações.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio teria começado em um local onde está armazenado o produto químico hidrossulfito de sódio, tóxico ao aparelho respiratório. Agentes de pelo menos dois quartéis foram deslocados para o local, tendo sido o foco de incêndio controlado.

Ontem, segundo a prefeitura local, 49 pessoas foram atendidas com sintomas leves e moderados de desconforto respiratório.

Esta é a quarta ocorrência de poluição ambiental registrada na fábrica desde 2014. Nas demais foram registrados vazamentos de caulim no igarapé do bairro. Mas a nuvem de poeira branca também afetou o igarapé da região. Pela manhã, moradores fizeram imagens da coloração da água, após o incidente.

Mais uma vez, se mostram os impactos ambientais fruto da exploração em larga escala, sem nenhum compromisso social ou ambiental, por parte das empresas mineradoras. Não são acidentes, a lógica extrativista por trás da megamineração é a responsável. Contra esses crimes ambientais, é preciso que sejam os próprios trabalhadores e mineradores aqueles que controlem e determinem as condições para a exploração das riquezas minerais, em harmonia com as questões sociais e ambientais.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias