Gênero e sexualidade

ARGENTINA: ABORTO LEGAL JÁ!

#NiUnaMenos: as mulheres voltam a ganhar as ruas na Argentina

Três anos após a primeira manifestação que instalou na Argentina o grito “Nem uma a menos”, as mulheres voltam a tomar as ruas na Cidade de Buenos Aires e em diferentes pontos do país.

terça-feira 5 de junho| Edição do dia

O grito de #NiUnaMenos voltou a tomar as ruas da cidade. Uma das consignas mais sentidas foi a aprovação de um projeto da Campanha nacional pelo aborto legal já, e por este a jornada terminou com um massivo pañuelazo (agitação coletiva dos panos verdes, símbolos da campanha).

Organizaram mobilizações na capital federal em nas principais cidade do país. Córdoba, Mendoza, Neuquén, Salta, Tucumán, para citar algumas. #NiUnaMenos é a exigência de medidas concretas frente ao machismo, que cobra a vida de uma mulher a cada 20 horas no país, foi novamente reafirmada.

É a sétima vez que se apresenta o projeto de lei. É fundamental prestar muita atenção à estratégia e às manobras do oficialismo e a oposição de cara com o debate no parlamento sobre este direito elementar. Neste dia 13 de junho, o dia que se fará conhecido o resultado, temos que sair às ruas.

As mulheres nas ruas também disseram não ao pacto com o Fundo Monetário Internacional, e ao pagamento da dívida pública, para que a crise, onde quem paga mais caro são as mulheres trabalhadores, seja paga pelos capitalistas.

Traduzido por: Marie Castañeda




Tópicos relacionados

Aborto   /    Pão e Rosas   /    #NiUnaMenos   /    #NemUmaMenos   /    Direito ao aborto   /    Gênero e sexualidade   /    Internacional

Comentários

Comentar