Gênero e sexualidade

8M - ESTADO ESPANHOL

Mulheres entoam canções da Revolução Espanhola em meio a greve histórica no 8M

O dia internacional da mulher será marcado no Estado Espanhol neste 2018 como um dia histórico. Milhões de mulheres aderiram a greve geral que teve adesão de alguns das principais sindicais durante todo o dia, com as mulheres se colocando a frente das lutas, piquetes, fechamentos de avenidas, e ocupações de espaços públicos para gritar as palavras de ordem contra o machismo e pelos direitos da mulher.

quinta-feira 8 de março| Edição do dia

Em um dos atos das mulheres no Estado Espanhol, em Bilbao, pode-se ver no vídeo milhares de mulheres entoando a música “a la huelga” (à greve!) de Chico Sánchez Ferlosio, um cântico muito conhecido de ser entoado durante a resistência espanhola, tanto rememorando a Revolução Espanhola (1936-1939) quanto nas greves de resistência mineiras de 1962.

Veja o vídeo a seguir em que se pode ver as mulheres entoando uma versão adaptada de canção da Revolução Espanhola:

Com o lema “se nós paramos, o mundo para” a greve foi se desenvolvendo desde o raiar da manhã, com 300 manifestações de rua em cerca de 200 cidades, chamando a atenção do mundo todo para essa mobilização expressiva, inserida no marco do Dia de Paralisação Internacional, com mobilizações e protestos em mais de 150 países.




Tópicos relacionados

8M2018   /    Mulheres   /    Gênero e sexualidade   /    Internacional

Comentários

Comentar