×

REBELIÃO NA COLÔMBIA | Mobilizações um mês após o início da rebelião na Colômbia

O surto social na Colômbia, o maior de sua história recente, comemora um mês nesta sexta-feira, e é esperado um dia de massivos protestos contra o governo Duque enquanto este continua reprimindo o movimento depois de deixar 60 mortos, milhares de feridos e centenas de desaparecidos .

sexta-feira 28 de maio de 2021 | Edição do dia

Marchas, bloqueios de estradas, eventos culturais e musicais, "protestos" e cacerolazos estão programados para esta sexta-feira na Colômbia, todas variantes das manifestações convocadas pelo Comitê Nacional de Paralisação (CNP), frente de sindicatos e organizações sociais. O novo dia foi convocado para um momento em que a mesa de diálogo convocada pelo Governo com as organizações está estagnada.

O governo do presidente Iván Duque, por sua vez, mostra ambiguidade quanto à intenção da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) de visitar o território para aliviar as frequentes denúncias de violência institucional e policial contra os manifestantes.

A visita da CIDH ficou no centro da cena porque a entidade havia pedido para ir à Colômbia e o Governo preferiu esperar até o final de junho por essa ida, informação que a própria Ramírez deu aos delegados da organização no Estados Unidos. Mas na noite de quinta-feira, após o documento crítico, pareceu mudar de ideia.

A prefeita de Bogotá, Claudia López, entregou um relatório a um representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, e a ONG Indepaz divulgou o seu próprio, que fala de cerca de 60 mortes, quase 40 casos de violência sexual de várias formas cometidas por as forças de segurança do estado. O relatório também registra 715 pessoas feridas pelas "ações desproporcionais da Polícia Nacional e, em particular, do Esquadrão Móvel Antimotim (Esmad)".

Enquanto as direções sindicais convocam uma "greve nacional" por semana, que na verdade são dias de mobilizações sem nenhum preparo ou com o objetivo de paralisar os principais mananciais da economia do país para obrigar Duque a recuar e até renunciar, a maioria está os jovens nas estradas, a chamada primeira linha, aqueles que enfrentam uma repressão policial brutal todas as noites em várias partes do país, que realmente preocupam o Governo colombiano.

As lideranças sindicais agrupadas no Comitê Nacional de Paralização, junto com as organizações políticas da oposição, já aceitaram a política de Duque de estabelecer mesas de diálogo sobre o sangue dos manifestantes assassinados, ou no máximo esperam que o Governo enfraqueça apostando em um substituto em as eleições de 2022. Mas a rebelião é hoje, não em 2022, e não pode ser canalizada através de uma mesa de diálogo em que o Governo nem esteja disposto a reconhecer a brutalidade policial.

A juventude é um fator chave nos protestos atuais, porque muitos não enxergam outro futuro que não seja a miséria, o desemprego e a precariedade. Por isso são eles que mais sofreram com a repressão e os assassinatos. Hoje a denúncia das políticas do governo Duque é tão necessária quanto o apoio e solidariedade aos setores que estão sendo atacados. A organização dos setores em luta, junto com os trabalhadores das principais atividades econômicas, os indígenas e todos os oprimidos, é essencial para avançar um plano de luta e uma verdadeira paralisia nacional que pode acabar com Duque e suas políticas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias