×

Mianmar | Mianmar: o Governo de Unidade Nacional convocou a se combater o exército golpista

Os partidos políticos liderados pela Liga Nacional para a Democracia - cujo principal líder é Aung San Suu Kyi - convocaram uma rebelião contra o exército, deixando a resistência armada apenas nas mãos dos grupos guerrilheiros. Conversamos com Thang Deih Tuang, jornalista freelance e ativista de Mianmar, que nos informou sobre os principais acontecimentos após o chamado por uma "guerra defensiva".

quarta-feira 8 de setembro de 2021 | Edição do dia

Na terça-feira passada através de suas redes sociais o Governo de Unidade Nacional (NR: NUG por sua sigla em inglês) através do proclamado presidente "nas sombras" Duwa Lashi La convocou a população a realizar uma "revolta em todos os cantos do país contra o mandato dos militares terroristas chefiados por Min Aung Hlaing” (NR: o general que chefia a junta militar golpista), ao mesmo tempo que propunha que os guerrilheiros e milícias de minorias étnicas lançassem ataques contra o Exército (Tatmadaw).

A Liga Nacional para a Democracia (LND) - vencedora das últimas eleições que os militares desconheceram em um golpe - juntamente com outros partidos menores e alguns líderes de guerrilhas de minorias étnicas, formaram este governo civil "nas sombras". Essa espécie de "governo paralelo" foi formado em abril por iniciativa do LND para tentar negociar com os militares, enquanto nas ruas a população os confrontava, resistindo a repressões brutais, prisões e torturas.

Sua líder Suu Kyi, atualmente em prisão domiciliar - como outros representantes políticos - historicamente apoiou esta linha de tentar negociar e concordar com os conspiradores golpistas. Mesmo a hegemonia que seu partido detém no NUG causou contradições dentro dessa frente política, já que a minoria étnica lembra as perseguições que sofreu tanto por governos civis quanto agora pelos militares. Embora sempre o grupo étnico mais perseguido e forçado a deslocar-se foi o Roghingya.

Tamanha é a fúria que os militares tinham contra esta etnia - que incluía massacres - enquanto o partido de Suu Kyi (e ela própria) olhava para o outro lado, que nestes meses de uma forma demagógica este Governo de Unidade levantou uma repúdio esses crimes e que o os perpetradores devem ser julgados.

O que está acontecendo em Mianmar?

O jornalista Thang Deih Tuang nos disse: "O NUG pede ao povo que se forneça remédios e comida e evite viajar nos dias de hoje. E as" Forças de Defesa do Povo (NR: PDF por sua sigla em inglês. Trata-se de diferentes focos de guerrilha que se juntaram nestes meses à medida que aumentava a repressão militar) para organizar as operações militares necessárias. Imediatamente após o anúncio, ocorreram tiroteios em várias áreas do centro e do sul do país”.

Sobre a luta pela independência de algumas etnias no território de Mianmar, especificamente do Estado Kachín, no norte de Mianmar, Thang Deih esclareceu: “Há um conflito intenso entre a organização armada do estado Kachín, em o norte do país., com o governo militar. O exército da independência de Kachín é a organização armada étnica mais poderosa do país."

O Exército do Estado de Kachín é um dos 20 grupos étnicos armados do país.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias