×

ACIDENTES DE TRABALHO | Trabalhador desviado de função perde dois dedos ao operar fresa em fábrica da Zona Sul; empresa não paga férias, INSS e FGTS

terça-feira 29 de março de 2016 | Edição do dia

O ajustador mecânico Arthur da Silva, que trabalha na fábrica há 12 anos, perdeu dois dedos da mão esquerda ao operar uma fresa, na última quinta-feira (24). Arthur foi desviado da sua função indevidamente e sequer recebeu treinamento para operar a máquina.

"Paralisamos a fábrica em solidariedade ao nosso companheiro Arthur e para cobrar mais segurança para os trabalhadores, que se arriscam ao serem obrigados a operar máquinas sem antes serem qualificados para isso", disse Eduardo Guedes da Cunha, cipeiro que tem apoio do Sindicato na Delbras.

Ao invés de isolar a fresa onde ocorreu o acidente para perícia, como reivindicava a Cipa, a Delbras colocou outro ajustador mecânico, também sem qualificação, para operar a máquina.

Segundo Eduardo, a empresa faz tudo para inibir a atuação da Cipa dentro da fábrica. "Nós exigimos liberdade e autonomia para cumprir nosso papel, só assim poderemos evitar acidentes como esse que mutilou um trabalhador", afirmou Eduardo.

Direitos

Além do descaso com a segurança, a Delbras vem desrespeitando os direitos dos metalúrgicos há muito tempo. Desde 2011, a empresa não deposita FGTS e INSS e vários trabalhadores acumulam duas férias vencidas.
"Exigimos que a empresa respeite os direitos dos trabalhadores e regularize essa situação. Não vamos aceitar isso", disse Eduardo.

Matéria retirada do site do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região http://www.sindmetalsjc.org.br/impr...




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias