Mundo Operário

Metalúrgico para trabalhadores franceses: "cada exemplo de vocês nos enche de admiração e orgulho"

Leia uma emocionante carta escrita por um trabalhador metalúrgico de Minas Gerais para os trabalhadores franceses, contando como a luta deles é inspiradora para a classe trabalhadora brasileira.

quinta-feira 13 de fevereiro| Edição do dia

Saudações da luta,

Oi, tudo bem companheiras e companheiros franceses? Venho através dessas palavras demonstrar o quão importante está sendo a luta do povo Francês contra a nefasta reforma da previdência.

Como vocês devem saber, aqui no Brasil o governo direitista de Bolsonaro acabou de nos enfiar goela a baixo várias reformas patronais, nas quais retiraram vários de nossos direitos, implementando a terceirização irrestrita, o fim do acidente de trajeto, entre outros.

Mas nada nos atingiu tanto como a cruel reforma da previdência, onde foram colocadas barreiras gigantes para que possamos nos aposentar. Em um país que existem regiões com expectativa de vida de 52 anos, colocaram a idade mínima de 65 anos para homem e 60 para mulheres.

E mesmo para quem conseguir furar esse filtro, ainda tem vários cortes e restrições salariais.

Nas fábricas, minas e hospitais, o cenário ainda é pior, acabaram com a aposentadoria especial, antes aposentávamos com 25 anos de trabalho sem limite de idades. Agora, só com 60 anos, que no resumo é "morrer até trabalhar", pois essas funções mutilam, adoecem e inutilizam bem antes dos 60.

Infelizmente aqui não tivermos muita luta, pois os sindicatos e grandes centrais não preparam e lutaram contra a reforma da morte.

E vendo a luta de vocês, contra o mesmo tipo de reforma começamos a acreditar que é possível reverter essa tragédia. Cada exemplo de vocês nos enche de admiração e orgulho, seja na luta contra o governo, patronal ou burocracia sindical.

Nos resta aqui apoiar de longe a vitória de vocês, para que essa chama possa queimar o mundo e alastrar vitórias pelos cinco continentes.

Abraço de H, Trabalhador metalúrgico de Minas Gerais, Brasil.




Tópicos relacionados

Greve Geral na França   /    Governo Bolsonaro   /    Reforma da Previdência   /    Reforma Trabalhista   /    França   /    Mundo Operário

Comentários

Comentar