×

PORTO ALEGRE | Marchezan fecha Instituto da Saúde, demite 1840 trabalhadores e fecha postos de saúde

terça-feira 17 de setembro de 2019 | Edição do dia

O Instituto Municipal de Estratégia da Saúde da Família (IMESF) será fechado pela prefeitura de Porto Alegre até o fim do mês, por decisão do STF. A consequência: 1840 trabalhadores que cuidavam da saúde em Porto Alegre serão demitidos e milhares de famílias serão afetadas com o encerramento dos serviços. Pelo menos oito postos de saúde serão fechados (ao final da matéria consta a lista divulgada pela Secretaria de Saúde), médicos, enfermeiros e trabalhadores serão jogados na rua.

Desde 2011, quando foi criado o IMESF, Porto Alegre enfrenta processo jurídico da Associação Brasileira em Defesa dos Usuários de Sistemas de Saúde (Abrasus) e outras 16 entidades sindicais que questionaram a validade da lei que criou o IMESF. Essas entidades, na época, questionaram a constitucionalidade da lei porque os funcionários contratados pelo instituto não passariam por concurso público e por consequência não seriam efetivados como servidores do município. O órgão é público, mas o regime de contratação era ilegal e não garantia os mesmos direitos e plano de carreira. Acontece que mesmo de forma irregular, a prefeitura seguiu contratando durante 8 anos e atendendo a população. As entidades sindicais deram continuidade ao processo e no dia 12 de setembro, depois de diversos recursos da Procuradoria Geral do Município junto ao STF, a primeira turma do STF decidiu que não cabe mais recurso e manteve a inconstitucionalidade da lei.

O prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan aproveita a cena para atacar os sindicatos e avançar na terceirização do serviço de saúde do município já precário. Dessa forma tenta atacar as organizações da classe trabalhadora, mesmo tendo responsabilidade direta pela situação. Demagogo, alega que a população não terá prejuízos e irá aproveitar a situação para gerar melhorias no atendimento, apesar de não estar fazendo nada contra o fechamento dos postos e as demissões em curso.

Hoje, terça-feira, trabalhadores da saúde foram à prefeitura protestar contra Marchezan, como se pode ver na foto no início da matéria.

Por nenhum trabalhador a menos, contra qualquer demissão e pela afetivação imediata de todos os trabalhadores em regime precário, o Esquerda Diário se solidariza com os trabalhadores demitidos e se dispõe à luta contra o governo Marchezan e seus ataques. Nenhuma confiança na justiça e no STF, que sempre atuam do lado de lá da trincheira. É necessário desenvolver uma política independente dos trabalhadores da saúde, junto ao conjunto da população, para defender uma saúde 100% pública e que atenda às demandas da maioria.

As unidades de saúde fechadas, segundo a Secretaria de Saúde:

Lami
Ponta Grossa
Chapéu do Sol
Pitinga
Paulo Viaro
Chácara do Banco
São Miguel
Maria da Conceição Marcelo Martins Moreira
Belém Novo (somente estatutários trabalhando)




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias