Cultura

CULTURA POPULAR

Maracatucá, Oficinas de Verão

A partir de 7 de janeiro, às 12h, começam as oficinas de verão no Centro Cultural Casarão, com o grupo Maracatucá.

Sagui

Estudante Secundarista de Campinas

segunda-feira 2 de janeiro| Edição do dia

As oficinas serão com alfaia, caixa, gonguê e mineiro, além disso, os participantes poderão tocar no Balaio das Águas, do IBAÔ, no dia 4 de fevereiro.

O grupo Maracatucá foi fundado na cidade de Campinas, em 2008, por batuqueiros que procuravam aprofundar seus conhecimentos sobre o maracatu, manifestação popular nascida no estado de Pernambuco, de cultura afrodescendente, que por anos permanece viva como ato de resistência negra.

Sua principal influência, além de afiliação, são as nações de Maracatu Porto Rico, Maracatu Encanto do Pina e o grupo Baque Mulher, atuais de Pernambuco, ministrados respectivamente pelo Mestre Shacon Viana e Mestra Joana Cavalcante.

Com o passar dos anos, o grupo foi crescendo, e hoje desenvolve pesquisas, ensino e divulgação do maracatu de baque virado para todos os interessados. Os ensaios acontecem aos sábados, das 10:00 às 12:00 horas, no Centro Cultural Casarão, com férias ano final do ano para oferecer as oficinas de verão.

Assim, ficam todos convidados a ter essa experiência com o grupo e conhecer essa manifestação de cultura popular afrodescendente tão rica e histórica.

Conheça mais sobre o grupo no site Maracatucá e na página do Facebook!




Tópicos relacionados

Agenda Cultural   /    Música   /    Campinas   /    Cultura

Comentários

Comentar