×

Dia da mulher negra latino-americana e caribenha | Manifestantes realizam ação de repúdio a racismo em supermercado de Ribeirão Pires

Neste 25 de julho, dia da mulher negra latino-americana e caribenha, militantes e apoiadores do movimento negro da região do ABC realizaram uma ação no supermercado Compre Bem, na cidade de Ribeirão Pires, para repudiar os atos de constrangimento e perseguição de pessoas negras no local.

domingo 25 de julho | Edição do dia

A ação foi organizada por militantes antirracistas das cidades de Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Mauá e Santo André, na região do ABC Paulista, dentro do supermercado Compre Bem, do Grupo Pão de Açúcar, localizado no centro de Ribeirão Pires.

São diversos relatos de situações de constrangimento, perseguição e outros atos racistas praticados pela equipe de seguranças contra pessoas negras que buscaram o local para fazer compras.

Esses fatos não são isolados, eles se somam a inúmeros atos racistas a que pessoas negras são submetidas todos os dias nas mais diversas cidades do país, quando vão aos supermercados, lojas, shoppings etc.

Além da humilhação, perseguição e intimidação, muitas dessas empresas praticam todo o tipo de violências, inclusive em aliança com a polícia, simplesmente pelo fato de que uma pessoa negra em um local de compras é tratada como alvo, como mostram alguns depoimentos nas redes sociais, suscitados pelos episódios do supermercado Compre Bem do centro de Ribeirão Pires.

Confira o depoimento sobre a ação, por Jacque Cipriany, que é advogada, rapper e militante feminista antirracista, de Ribeirão Pires:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias