×

internacional | Mais uma vez os negros pagam com suas vidas por desastres naturais nos EUA

Ao menos sete pessoas foram mortas no centro dos EUA nesta semana, pela passagem de violentos tornados e tempestades. Sendo os estados mais afetados Missouri e Oklahoma, afirmaram as autoridades nesta quinta-feira (23).

sábado 25 de maio de 2019 | Edição do dia

Três mortos e muitos outros feridos foram registrados em Golden City, Missouri, cerca de 48 km de Joplin, onde um tornado tocou o solo na noite de quarta. Ainda houve um morto em Iowa e dois em Oklahoma.

Em Jefferson City, capital do Missouri, um tornado gigantesco causou destruição, mas não mortes. "Os danos provocados pelos tornados e tempestades severas são devastadores, mas estou encorajado e inspirado pelos sobreviventes. Num momento de desastre, o povo de Missouri se une e cuida dos vizinhos, e nossas equipes de resgate agiram com velocidade e habilidade para resgatar os sobreviventes", afirmou Mike Parson, governador de Missouri.

Mais uma vez, os negros pagam com suas vidas por desastres naturais. Os estados mais afetados têm tradição em organizações dos negros, regiões com as maiores composições negras nos Estados Unidos, como o Missouri, que 11,8% dos seus seis milhões de habitantes são negros. O Missouri, como muitas outras regiões do país, carrega um passado e um presente problemáticos na discriminação à população negra.

A população negra está em maior vulnerabilidade econômica e social, onde muitos sequer têm condições de se mudar ou reconstruir suas casas após desastres como estes. Os negros sempre estiveram em condições mais miseráveis de sobrevivência, e não é à toa que todos os mortos dos desastres são negros.

O racismo é uma das estruturas sociais que mais produz desigualdades e violações de direitos nos Estados Unidos, onde um homem negro, de idade entre 18 e 44 anos, tem três vezes mais chance de ser assassinado por um policial que um homem branco. Para o estado as vidas negras valem menos, que em alguma instância cria medidas de proteção, mas não medidas que previnam que os negros estejam nessas condições de exposição e vulnerabilidade.

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/05/passagem-de-tornados-deixa-mortos-nos-eua.shtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwa?loggedpaywall#_=




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias