Política

POLÍTICA

Mais de 60% dos seguidores de Alvaro Dias no twitter são robôs

terça-feira 3 de julho| Edição do dia

Geraldo Alckmin e Marina Silva estão logo atrás do senador Alvaro Dias na disputa pelos bots, com cerca de 45% e 36% de seus seguidores no twitter robôs da internet (bots).

Uma pesquisa feita pelo Instituto InternetLab mostra que cerca de 64% dos seguidores no twitter do perfil do senador Alvaro Dias (PODEMOS) são robôs de internet, “bots” como são chamados. A pesquisa foi feita em base à ferramenta Botometer, produzida na Universidade de Indiana (EUA), que faz monitoramento digital para medir o percentual de bots que acompanham determinadas páginas.

O número tão elevado de robôs sendo utilizados no perfil de Alvaro Dias indica possível compra de seguidores para o pré-candidato. Nem todo bot significa compra, mas um número tão elevado assim chama atenção. Segundo a InternetLab, cerca de 90% das análises oferecem resultado confiável.

O Instituto InternetLab fez um acompanhamento dos perfis de praticamente todos os pré-candidatos à presidência, como se pode ver no gráfico abaixo.

O caso de Alvaro Dias é ainda mais absurdo. Em determinados momentos, segundo a pesquisa, houve momentos onde a quantidade de seguidores acompanhando o perfil de Alvaro oscilava entre 80% e 95% de robôs.

Segundo a Folha de S. Paulo, a equipe de Alvaro Dias desconhece os perfis. Mas ao que tudo indica boa parte desses bots foram comprados para poder compensar a baixa popularidade do senador golpista. Outros candidatos, como Marina Silva e Alckmin, seguem atrás na disputa pelos bots com o senador do Paraná.

Pode-se ler a pesquisa inteira aqui




Tópicos relacionados

twitter   /    Política

Comentários

Comentar