×

UERJ | Mais de 450 estudantes se reúnem em assembleia para debater a crise da UERJ

Na última terça feira, 24\01\2017, ocorreu a Assembleia Geral dos Estudantes da UERJ. A assembleia que contou com a presença de mais de 450 alunos se propôs a discutir a intensa crise que vem enfrentado a Universidade que já teve o início das aulas adiados por 2 vezes consecutivas.

Carolina CacauProfessora da Rede Estadual no RJ e do Nossa Classe

quinta-feira 26 de janeiro de 2017 | Edição do dia

O adiamento das aulas é mais uma das expressões da crise que assola a universidade e que nos últimos dois anos já envolveu a comunidade acadêmica da UERJ em situações como: atraso de bolsas, atraso de salários e demissão em massa dos terceirizados, falta de limpeza e uma situação de insalubridade dentro dos diversos campus da UERJ, atraso e parcelamento dos salários dos professores e técnicos-administrativos. No ano de 2016 os três setores da universidade protagonizaram uma greve de mais de 5 meses contra o sucateamento e a falta de condições para ensino, trabalho e pesquisa.

As falas dos estudantes, em sua maioria, foram em torno de questionar o projeto de sucateamento implementado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro que desde o ano passado não realiza os repasses de verbas necessários ao funcionamento da universidade. A situação dos estudantes, que contam com a bolsa atrasa e, mais recentemente, tiveram o passe livre universitário arbitrariamente bloqueado e a situação dos campis externos também marcaram as falas. A busca por se realizar atividades em conjunto com as outras categorias e a necessidade da conquista do apoio popular, também foram ressaltados.

Os alunos aprovaram um calendário de mobilização (veja abaixo), e uma Assembleia Comunitária, como forma de buscar uma unidade real entre as categorias da universidade, que discuta a crise da universidade e que tire um calendário comum entre todos os segmentos da UERJ.

Nós do Coletivo Faísca- Juventude Anticapitalista e revolucionária, reafirmamos a necessidade de se chamar uma assembleia comunitária para que se vote um calendário, mas principalmente um plano de luta comum entre todos os segmentos da universidade, pois só assim podemos dar respostas à altura a crise colocada e ser um ponto de apoio para se unificar com todos os servidores do Estado que também seguem sendo atacados.

Nós da Faísca propusemos um ato UERJ NA CASA DO PEZÃO que foi aprovado na assembleia, para ser realizado na casa do governador Fernando Pezão (PMDB) com o objetivo de seguir fazendo ações que possam atrair o conjunto da comunidade acadêmica e das pessoas que estão nessa grande campanha em defesa da UERJ. Propusemos um ato na casa do Pezão, aproveitando o fenômeno que surgiu na internet de vários tipos de eventos (a maioria muito engraçada) para acontecer na UERJ, para denunciar esse governador que vem afundando a educação pública e atacando os trabalhadores.

Nós do Esquerda Diário e da Faísca estamos colocando nossos meios a disposição e impulsionando, junto com outros setores, uma grande campanha em defesa da UERJ com vídeos, entrevistas, notas em defesa da universidade, ajudando a compartilhar as várias manifestações de apoio a universidade, porque entendemos que a luta em defesa da UERJ é uma luta de toda a população e uma luta de todos aqueles que defendem, por todo o Brasil, uma educação pública e de qualidade.

Estamos também construindo uma campanha PELO NÃO PAGAMENTO DA DÍVIDA PÚBLICA, porque para nós é fundamental politizar o debate e discutir a crise da UERJ nos marcos da crise do Estado do Rio e na crise que o Brasil enfrenta com os golpistas. É fundamental para nós também que como resposta para esse cenário de crise sejam dadas saídas de fundo que façam que essa crise não seja descarregada nas costas da juventude e dos trabalhadores como o que está sendo proposto pelo acordo entre o Temer e Pezão que está para ser aprovado semana que vem. Queremos que os capitalistas e políticos que criaram essa crise paguem por ela. Por isso, além do não pagamento da dívida pública exigimos a taxação das grandes fortunas, o fim das isenções bilionárias as empresas milionárias, tal qual a OI.
Queremos fazer também um convite a todos os estudantes e funcionários da UERJ a mandarem para nós seus vídeos, relatos e a impulsionarem também a campanha em defesa da UERJ.

Confira abaixo a ata da assembleia e o calendário de mobilizações.

Ata da Assembleia Estudantil da UERJ (24/01/2017)
Calendário de Mobilização:

  •  Dia 24/01: reunião no Denegrir, onde todos os coletivos negros do Rio de Janeiro foram convidados para debater a crise econômica do Rio de Janeiro e a situação da UERJ.
  •  Dia 25/01: Ato dos órgãos ligados a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, 16h, no Largo do Machado, com marcha em direção ao Palácio da Guanabara.
  •  Dia 25/01: Pré-Bienal da UNE, na UFF, 16h20.
  •  Dia 26/01: Trotão Solidário com doação de sangue. Horário para doação: 9h, 12h e 15h.
  •  Dia 26/01: Atividades do Fórum de Base dos Setores em Luta: Oficina de autodefesa (16h) e Plenária (18h). Local: IFCS.
  •  Dia 26/01: BlocAto, 16h. Concentração no Portão 5 da UERJ (São Francisco Xavier).
  •  Dia 26/01: Plenária dos setores combativos, na RAV 94, 18h.
  •  Dia 27/01: Trotão Solidário com doação de sangue. Horário para doação: 9h, 12h e 15h.
  •  Dia 30/01: Calourada do CAHIS com a Mesa “Os Golpes na Educação”, 18h. Local a definir.
  •  Dia 30/01: Plenária sobre o Bilhete Único Universitário no IFCS, 18h.
  •  Dia 01/02: Panfletagem sobre a situação da UERJ em todas as Cidades onde existem campus da UERJ, com presença de Diretores da Executiva do DCE em todas elas.
  •  Dia 02/02: Ato do MUSPE na reabertura da ALERJ, 12h.
  •  Dia 03/02: Ato escracho na casa do Pezão, 18h.
  •  Dia 05/02: Ato da Frente Brasil Popular em Copacabana contra Temer e Pezão, 10h.
  •  Dia 07/02: UERJ Sem Muros em todos os campi, com um dia inteiro de atividades educacionais, políticas e culturais.
  •  Dia 08/02: Assembleia Estudantil, 18h.


  • Comentários

    Deixar Comentário


    Destacados del día

    Últimas noticias