×

Feminismo Socialista | Maíra Machado: "Enfrentar a misoginia e xenofobia de Bolsonaro contra meninas venezuelanas na luta"

Veja declaração da professora Maíra Machado contra a asquerosa fala machista e xenófoba de Bolsonaro de que "pintou um clima" com meninas venezuelanas de 13 anos. Pra enfrentar sua misoginia é preciso um feminismo socialista!

segunda-feira 17 de outubro de 2022 | Edição do dia

"Não há ’contexto’ que justifique a fala asquerosa de Bolsonaro, apesar de sua fábrica de fake news reacionária. Sua fala apenas revela a farsa do conservadorismo, sua defesa da ’família tradicional brasileira’ e os ’bons costumes’. Tudo isso é expressão do mais podre chorume machista, racista e xenófobo, propagado para fazer os capitalistas lucrarem ainda mais.

Em sua cruzada reacionária, Bolsonaro tem companhia de assassinos como o ex-goleiro Bruno, culpado pelo feminicídio brutal de Eliza Samudio, sua amante que estava grávida; ou mesmo de Gabriel Monteiro, reacionário acusado de pedofilia. Que ’família’ é essa que Bolsonaro tanto defende? Talvez seja a sua própria, com os sigilos de 100 anos das acusações de corrupção contra seus filhos.

A misoginia que o bolsonarismo jorra com ajuda das cúpulas das bilionárias Igrejas evangélicas, relega às mulheres trabalhadoras e negras a morte por abortos clandestinos, criminaliza o direito das mulheres ao próprio corpo e manda a polícia assassinar os filhos das mães de famílias nas favelas. Com a criminalização das drogas, mantém o terror racista nas periferias com as milícias e o crime organizado, ambas intimamente ligadas ao Estado burguês e os esquemas de corrupção da familícia. Por isso o interesse grotesco de chamar os trabalhadores do Complexo do Alemão de ’bandidos’ no debate na Band.

Todo esse ódio conservador contra as mulheres, LGBTQIAP+, imigrantes, negros e o conjunto dos oprimidos serve, na verdade, para separar e explorar ainda mais a classe trabalhadora como um todo. Por isso, precisamos batalhar pela unidade entre mulheres e homens trabalhadores, LGBTQIAP+, a juventude e todos os oprimidos em uma só luta pela legalização das drogas; pelo aborto legal, seguro e gratuito; separação da Igreja e do Estado; e para que os capitalistas paguem pela crise! Precisamos de um feminismo socialista, não os acordos com a direita, Alckmin, FIESP, FEBRABAN, com a bancada evangélica que Lula e o PT fazem, rifando todas essas demandas em nome de governar esse sistema podre. Isso apenas fortalece a extrema-direita. Em 12 anos de governo, o PT não legalizou o aborto e garantiu isso aos evangélicos, que hoje são base de Bolsonaro, com a Carta ao Povo de Deus. Nos inspiremos, pelo contrário, na luta das feministas iranianas que queimam seus véus contra o regime ditatorial teocrático e o imperialismo junto dos homens trabalhadores na greve geral no Curdistão, dos petroleiros no Irã, para derrotar o bolsonarismo na luta de classes!"




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias