×

PT | Lula terá sua pré-candidatura à presidência anunciada no início de 2017

Tendo como apoio a baixa popularidade de Michel Temer e os números das recentes pesquisas de opinião, PT ainda decide data do lançamento oficial.

segunda-feira 26 de dezembro de 2016 | Edição do dia

Embora a corrida presidencial ainda esteja longe do seu início, o PT já sinaliza o lançamento da candidatura do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva a disputa pelo Planalto. A confirmação da candidatura de Lula tem como objetivo imediato a defesa jurídica do histórico líder do partido em sua quinta acusação como réu na Lava-Jato.

O PT que tem acusado a Operação Lava-Jato de querer criminalizar seus principais dirigentes e membros, vê no lançamento da pré-candidatura de Lula um mecanismo de blindagem através do reforço deste discurso. O bom desempenho do ex-presidente nas pesquisas de opinião embasa a decisão.

Além disso, o anúncio serve como uma tentativa de relocalização política do partido frente baixa popularidade do governo golpista de Temer. Com foco no aspecto econômico, elo débil das atuais medidas de Temer pelas dificuldades em conseguir resultados imediatos e em aplicar os diversos cortes de direitos dos trabalhadores listados em sua agenda, Lula confrontou as políticas de Temer com o fortalecimento do mercado interno em mensagem de fim de ano divulgada na última quarta-feira, 22. Comparações entre seus oito anos de governo e as políticas de Temer tendem a se tornar cada vez mais constante.

O PT defende publicamente a antecipação das eleições em caso de impugnação da chapa Rousseff-Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que leva a divisão dos líderes petistas sobre a definição da data do lançamento. O congresso do PT está marcado para abril, com possibilidades de ser adiado para maio, sendo um dos momentos cogitados para o lançamento. As informações foram confirmadas por dirigentes do PT e pelo Instituto Lula ao jornal Estado.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias