×

DISCURSO E REALIDADE | Lula faz jogadas para esconder que é o capitão no time das alianças com a direita e dos ajustes

O ex-presidente Lula defendeu como agravante da crise política, a dificuldade de um governo de coalizão e uma mudança de discurso de Dilma pós eleições, para esconder a política que defende há muitos anos.

Tassia ArcenioProfessora e assistente social

sexta-feira 30 de outubro de 2015 | 00:20

Em reunião do diretório nacional do PT realizada nesta quinta-feira, o ex-presidente Lula defendeu como agravante da crise política, a dificuldade de um governo de coalizão e uma mudança de discurso de Dilma pós eleições.

Lula colocou que a “construção de uma coalização ampla com vários partidos que, no espectro ideológico são considerados conservadores ou de direita, também contribui para prolongar a crise”, fazendo parecer que o “problema são os outros”, deixando de dizer qual a real diferença da política neoliberal do ajuste fiscal, a qual defende com todas suas forças, com as pautas que os conservadores defendem historicamente.

Certamente, o que Lula não diz é sentido hoje pelos trabalhadores e trabalhadoras: do PT às bases aliadas e oposição de direita o que dói são as costas dos trabalhadores nas quais está sendo descarregada a crise.

No melhor estilo de quem pensa que “brasileiro tem memória curta”, Lula faz uso de toda uma fraseologia para continuar sendo o maior articulador desse governo: "Tivemos um problema político sério, porque ganhamos a eleição com um discurso e depois das eleições tivemos que mudar o nosso discurso e fazer aquilo que a gente dizia que não ia fazer", como se não houvesse governado para os ricos durante seus mandatos e que Dilma já não tivesse seguindo seus passos há muito tempo.

Continuando seu teatro e pensando estrategicamente como mexer as peças do seu tabuleiro diz: "É com essa gente que temos que governar. E são esses companheiros que têm que participar do governo para a gente construir não só a nossa governança, mas a nossa maioria dentro do Congresso", referindo-se a “companheiros que pensam igual a gente".

Ora, como a prática é o critério da verdade, Lula tem que dizer quem seriam esses companheiros que pensam como ele, considerando que há longos anos quem tem o acompanhado entre articulações políticas, abraços, sorrisos e poses para fotos é Maluf, Cabral, Collor, Sarney, entre outros ícones dos partidos burgueses.

Para encerrar, o ex-presidente afirma "Lamentavelmente é assim a vida política do País num regime de coalizão", como se estivesse assistindo o governo do seu partido de fora do campo, sentado nas arquibancadas e não na posição que de fato ocupa, como capitão do time dos ajustes, articulando todas as posições necessárias para cada jogador que esteja focado em retirar direito dos trabalhadores.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias