Economia

GOVERNO TEMER

Liberou geral: Temer não atualiza Portal da Transparência há quatro meses

segunda-feira 5 de março| Edição do dia

O governo golpista de Michel Temer não atualiza os dados do Portal da Transparência desde novembro do ano passado. O portal que foi lançado pela Controladoria Geral da União em 2004 tem como objetivo manter sobre conhecimento público os gastos do governo com programas, transferências de recursos para Estados e Municípios, gastos diretos do Governo e remuneração dos servidores.

Os dados relacionados as remunerações de servidores públicos foram atualizadas pela última vez quatro meses atrás, e os dados sobre as remunerações dos militares, há 5 meses atrás, em outubro.

Segundo Juliana Sakai, diretora de operações da ONG Transparência Brasil, essa desatualização "não é algo comum e vai contra a Lei de Acesso à Informação". "A despesa é mensal, existe toda uma ferramenta para você atualizar esses dados de execução orçamentária até em tempo real", comenta. "Por isso não é comum ficar tantos meses sem atualização."

Gil Castello Branco, da ONG Contas Abertas, afirma que o site do Governo não atende às exigências de um bom portal, que são "amplo conteúdo, frequência de atualização e usabilidade". "Eles estão prometendo uma nova versão de um novo portal há bastante tempo. Espero que melhore nesses aspectos".

Vindo de um governo golpista, não parece coincidência que os dados do Portal da Transparência tenham ficado desatualizados justo no período em que Michel Temer deu uma grande ofensiva na compra de votos para aprovar o ataque aos trabalhadores que seria a Reforma da Previdência, através das transferências de recursos para Estados e Municípios.

Fonte: El País




Tópicos relacionados

Michel Temer   /    Economia

Comentários

Comentar