×

150 ANOS DE LENIN | Lênin teria sido um demônio no Twitter

No aniversário de 150 anos de Lênin, damos uma olhada em cinco de suas pisadas mais pesadas e memoráveis. Embora elas não estejam totalmente dentro do tamanho exigido pelo Twitter, temos certeza que ele não terá problemas para fornecer o mesmo conteúdo contundente em 280 caracteres ou menos.

quarta-feira 22 de abril de 2020 | Edição do dia

Imagem: Sou Mi

Um escritor prolífico, Vladimir I. Lênin nunca se esquivou de debater com seus oponentes para defender os ideais do marxismo revolucionário. Aqui, reproduzimos 5 de suas pisadas mais pesadas:

1. “Na verdade, é óbvio que Kautsky está escrevendo em um país onde a polícia proíbe as pessoas de rir ‘em multidões’, caso contrário, Kautsky teria sido morto por ridículo.”
A revolução proletária e o renegado Kautsky

2. “Todos os social-chauvinistas são agora ‘marxistas’ (não riam!)”
Estado e Revolução

3. “Kautsky tira do marxismo o que é aceitável para os liberais, para a burguesia (a crítica da Idade Média e o papel histórico progressivo do capitalismo e da democracia capitalista em particular), e descarta, passa em silêncio, encobre tudo no Marxismo que é inaceitável para a burguesia (a violência revolucionária do proletariado contra a burguesia para a destruição desta). É por isso que Kautsky, em virtude de sua posição objetiva e independentemente de quais sejam suas convicções subjetivas, inevitavelmente se mostra um lacaio da burguesia. ”
“Democracia e Revolução”

4. “Plekhanov estabeleceu um novo recorde no nobre esporte de substituir sofismas pela dialética.”
O Colapso da Segunda Internacional

5. “Comparar a ‘continuação da política’ de combate ao feudalismo e absolutismo - a política da burguesia em sua luta pela liberdade - com a ‘continuação da política’ de um decrépito, i. e., imperialista, burguês, i. e., de um a burguesia que saqueou o mundo inteiro, uma burguesia reacionária que, em aliança com os proprietários feudais, tenta esmagar o proletariado, significa comparar giz e queijo.”
“Sobre guerras justas e injustas”




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias