×

CONTINUIDADE DE TEMER | Legado de Temer que Bolsonaro promete aprofundar: O petróleo brasileiro pertence aos EUA

Em poucos anos mais de 16% do petróleo nacional já foi entregue ao imperialismo. Bolsonaro quer aprofundar esse legado de Temer.

terça-feira 1º de janeiro de 2019 | Edição do dia

Temer se despede do Palácio do Planalto com o histórico de ter sido o mais odiado presidente que se tem noticia no país. Escândalos de corrupção, reforma trabalhista, PEC do teto de gastos, sucateando a saúde, educação e todos direitos sociais são alguns de seus odiosos legados, elogiados pelo reacionário Bolsonaro. O presidente que toma posse promete aprofundar essas barbariedades querendo acabar com seu direito de se aposentar e acabar com os direitos trabalhistas com sua carteira de trabalho “verde e amarela”.

Outro legado menos conhecido de Temer é o imenso avanço na entrega do petróleo nacional para o imperialismo, especialmente o americano. Bolsonaro e sua devoção a Trump prometem avançar ainda mais na completa entrega dos recursos nacionais.
Bolsonaro e sua equipe de militares e neoliberais estudam acabar com o regime de partilha para o pré-sal, com ele o Estado Brasileiro arrecada entre 40% e até 82% do que é produzido. Querem mudar para o regime de concessão, onde dificilmente a arrecadação chega a 40%.

Temer, acabou com a obrigatoriedade da Petrobras ser operadora das plataformas do pre-sal e acabou com a exigência de “conteúdo nacional” nos equipamentos da exploração petrolífera para facilitar a entrada imperialista. Também deu passos imensos para avançar o roubo da riqueza nacional.

Ainda no governo Dilma Roussef, sob gestão de Graça Foster, começaram os “leilões do pre-sal” e a venda pela estatal de campos de petróleo, ou pelo menos de parcelas dos campos que ela explora. Sob o governo do PT esta privatização ganhava o nome eufemístico de “desinvestimento”.

Assim, começando com o PT e muito aprofundado por Temer, a produção de Petróleo do país passou de ser 93% da Petrobras (como consta no anuário da ANP de 2013) para 77,80% em 2018 (como consta no último anuário). Às escondidas 16% da produção foi parar em mãos estrangeiras!

Depois desta estatística de 2017, no ano passado campos cruciais também foram privatizados, como os de Pargo, Vermelho, Baúna, e os mega-campos de Marlim na Bacia de Campos. E essa entrega que Bolsonaro promete aumentar!
Bolsonaro promete acabar com as aposentadorias e avançar contra os direitos trabalhistas e sociais. A entrega das riquezas nacionais também consta em sua agenda, em especial a entrega do Petróleo e a privatização total ou parcial da Petrobras.

Precisamos organizar em cada local de trabalho e estudo a luta contra a privatização da Petrobras, contra a entrega de novos campos aos imperialismo, e lutar para que estes vastos recursos não sirvam nem ao saque imperialista ou a esquemas de corrupção, mas ao povo. Isso só é possível lutando por uma Petrobras 100% estatal gerida pelos petroleiros com controle popular, que poderá garantir completa transparência, eficiência, segurança operacional para usar estes recusos em prol da maioria do povo.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias