Sociedade

PM ASSASSINA

Justiça legaliza impunidade e autoriza PM mexer em cena de crimes antes de perícia

Rodrigo Tufão

Metroviário, cipista da linha 1 Azul São Paulo

sexta-feira 25 de agosto| Edição do dia

O tribunal militar de SP, decidiu no dia 18/08/2017, que a PM pode mexer em cenas de crimes cometidos por seus colegas militares. Segundo o tribunal, todos instrumentos que foram achados na cena no crime, como armas, cápsulas de balas, documentos e etc, podem ser recolhidos pelo policial militar que chegar no local do crime. Esse seria um serviço da perícia, que tem as condições técnicas de analisar a cena do crime e chegar a conclusões mais precisas de como ele ocorreu. Para isso, é necessário que o local esteja intacto, cabendo a polícia militar apenas o isolamento da área onde o crime aconteceu.

Entidades ligadas a segurança pública e especialistas da área manifestaram sua preocupação com a decisão do tribunal. Segundo a presidente do sindicato dos delegados de policia do estado de SP, Paula Kobashi, isso é um desvio de competência, pois o serviço cabe a perícia da policia civil. Só o delegado pode apreender os objetos ligados a cena do crime, depois da perícia.

Essa decisão abre uma margem muito grande para que assassinatos cometidos por policiais sejam encobertos. O abuso e a violência com a qual atua a polícia nas ruas é algo já conhecido pela população. Principalmente os trabalhadores negros e que moram na periferia. Se atira primeiro para perguntar depois. São inúmeros os casos de assassinatos tratados como "auto de resistência". Jovens são mortos em grande número pelas ruas da capital. As investigações na maioria dos casos não andam. Temos uma polícia com muitos assassinos impunes em suas fileiras.

A decisão do tribunal militar só vem a agravar isso. Mostrando que a intenção do tribunal é acobertar os crimes cometidos pela corporação. Uma máquina de matar, com a ROTA a solta nas ruas de SP, fazendo abordagem "diferenciada" nos Jardins e nas periferias, agora com respaldo da lei. Os trabalhadores e moradores das periferias são os mais prejudicados. Pois tem seus filhos mortos cada vez mais por uma polícia racista, assassina e a serviço de governos e empresários corruptos. Precisamos nos levantar contra isso. A polícia não serve para garantir a segurança da população, nenhum crime cometido por policiais pode ficar impune.

Foto: Diogo Moreira/Frame/Folhapress




Tópicos relacionados

PM   /    Corrupção Policial   /    PM São Paulo   /    Sociedade   /    Violência Policial   /    Negr@s

Comentários

Comentar