×

REINO UNIDO | Justiça britânica diz que é o parlamento quem deve ativar o “Brexit”

Em um revés para a primeira ministra Theresa May, a justiça britânica deu ao parlamento o poder de negociar a saída da União Européia. A libra subiu ao ritmo de um possível “Brexit brando”.

quinta-feira 3 de novembro de 2016 | Edição do dia

A suprema Corte Inglesa determinou nesta quinta-feira que o governo Britânico requer a aprovação parlamentar para por em marcha o processo para abandonar a União Européia, um duro revés aos planos da primeira ministra Theresa May de levar a cabo o “Brexit”.

“Brexit brando”

A libra esterlina subiu assim que se fez conhecida a notícia, já que muitos investidores consideram que os legisladores moderarão as políticas governamentais e farão mais improvável um “Brexit duro”. A City londrinense e os empresários atemorizados pelas consequências que poderia ter uma “desconexão violenta” da União Européia, vem fazendo lobby para evitar que seja a primeira ministra a que tivesse todo o poder de negociação, e no seu lugar deixar ao parlamento a possibilidade de limar e moderar o Brexit o máximo possível.

Theresa May vinha anunciando que no final de março de 2017 invocaria o artigo 50 do tratado de Lisboa, que é o que inicia formalmente a saída de um país da União Européia. Foi como reação a essa possibilidade que há suas semanas um grupo de opositores ao Brexit, empresários e membros da City e do mundo das finanças apresentaram um recurso na justiça para que o parlamento tenha uma maior participação no processo.

Como resultado dessa representação, um grupo formado por três dos mais destacados juízes do país afirmou nesta quinta-feira que o governo não pode por em marcha o artigo 50 do Tratado de Lisboa da União Européia sem aprovação do parlamento.

“O tribunal não aceita o argumento apresentado pelo governo”, afirmou o juiz John Thomas, que levou o ditame dos três magistrados.

“Pelas razões expostas na sentença, decidimos que o governo não tem poder (...) para notificar o artigo 50 para que o Reino Unido abandone a União europeia”.
O secretário de Comércio Internacional, Liam Fox, disse que o governo está decepcionado com a decisão do tribunal e estudará o caso com cuidado antes de decidir como proceder.

“O país votou a favor de sair da União Européia, em um referendo aprovado pelas leis do Parlamento. O governo está decidido a respeitar o resultado do referendo”, afirmou Fox ao parlamento.

É pouco provável que o parlamento vote contra o resultado do referendo. Mas é possível que tente por limites a saída da União europeia e negociar alguns pontos que permitam “amortecer” as consequências econômicas. Esta opção não é bem vista por alguns governos europeus que querem a saída ordenada, mas rápida, do Reino Unido para evitar um caminho traumático que gere mais incertezas sobre as economias do continente, que não terminam de decolar.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias