×

REPRESSÃO | João Doria quer acabar com os artistas de rua e com a livre expressão na Avenida Paulista

O atual prefeito da cidade de São Paulo, com sua operação Cidade Linda pretende "limpar" a Avenida Paulista retirando do local os ambulantes e os artistas de rua, acabando com a livre expressão nos espaços públicos.

sexta-feira 13 de janeiro de 2017 | Edição do dia

Foto retirada do site Diário do Centro do Mundo

Segunda-feira, 9, aconteceu mais uma tentativa da gestão Doria de higienizar a avenida. Duas viaturas da GCM (Guarda Civil Metropolitana) chegaram ao local, juntamente com o coordenador Benedito Cardoso que informou que tinha ordens para retira-los dali. A operação bateu em retirada pouco tempo depois, inibida pelos protestos de populares que estavam no local.

Para Antonio José da Silva, conhecido como Piauí, que trabalha na Avenida desde 1991, a operação Cidade Linda devia se preocupar em fazer um trabalho educativo e não proibir a arte. Segundo ele "Feia é uma cidade sem harmonia. E arte de rua é harmonia.".

O mesmo, que havia criado o Monumento das Bitucas de 2,5 metros de altura, contendo mais de 65 mil bitucas de cigarro retiradas da própria Avenida, disse que havia sido convidado a ir para Milão, apresentar a obra.

Graças a ação de higienização de Doria, um caminhão de lixo passou por cima do Monumento durante a madrugada e o jogou na caçamba.

Piauí diz que deveriam fazer um trabalho antropológico. Pois há o estereótipo de que todo rastafári ou artista de rua são pessoas "sujas".

Apenas ambulantes com o TPU (Termo de Permissão de Uso) podem comercializar mercadorias nas ruas. Entretanto, apenas são concedidas para quem vende comida de rua.

Para os cidadãos de classe média que apoiam Doria, os artistas de rua não contribuem com os impostos, o que entra em atrito com a opinião de Antônio "Essa história de que a gente não paga imposto é mentira. O artesão paga imposto sim, porque com o dinheiro que ganho aqui vou no mercado fazer compras para minhas filhas, e todo produto tem imposto. Tem outra coisa, a gente alivia o peso para a sociedade. A gente não usa nenhuma dessas bolsas de governo. A gente se mantém com o próprio trabalho e não tem culpa dos problemas que estão aí."

Piauí faz um convite para que antes de os escorraçarem, os ouçam. "Domingo vamos fazer um piquenique aqui para debater esse assunto, tá todo mundo convidado.".




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias