Política

PRIVATIZAÇÃO CPTM

João Doria autoriza privatização das linhas 8 e 9 da CPTM

Decreto do governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), autoriza processo de licitação para concessão das linhas Diamante (8) e Esmeralda (9) da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, para o setor privado.

terça-feira 1º de dezembro de 2020| Edição do dia

Foto: Marcelo Fim/Zimel Press / Agência O Globo

Dois dias após o segundo turno das eleições municipais que colocou o pupilo de Doria, Bruno Covas novamente na prefeitura de São Paulo, o governador retomou seus ataques à população autorizando que duas linhas da CPTM sejam privatizadas. O edital para licitação será lançado na própria terça-feira (1) e espera-se que em março de 2021 a concessão dos trens seja realizada.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, anunciou o processo de privatização em suas redes sociais dizendo que “Esse projeto faz parte do “Retomada 21/22″ e prevê investimentos privados na ordem de R$ 3.2 bilhões em 30 anos de concessão em prol de melhorias que irão beneficiar mais de 1 milhão de passageiros”.

O governador João Doria é responsável por diversos ataques aos trabalhadores dos transportes metropolitanos de São Paulo e ao próprio serviço, que deveria servir à população com qualidade, no entanto o que se oferece é um transporte insuficiente, com trens super lotados e que mesmo em meio à pandemia não apresentou soluções efetivas para a segurança dos trabalhadores e dos usuários.

Os trabalhadores do Metrô se organizaram para lutar contra a série de ataques de João Doria durante a pandemia. Retour ligne automatique
Os impactos que a privatização das linhas 8 e 9 da CPTM acarretarão para os trabalhadores e usuários são enormes e podem ir desde a má qualidade do serviço até a precarização do trabalho com cortes de salário e de direitos. É preciso que os trabalhadores e a população se unam para barrar este processo de privatização imposto por João Doria e pela CPTM.




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