×

FILÓSOFO TIPO FUKUYAMA? | Janine Ribeiro explica porque não queria história no currículo: não queria ideologia

sexta-feira 9 de outubro de 2015 | 00:00

O ex-ministro de Educação e filósofo Renato Janine Ribeiro afirmou em sua página no Facebook que o conteúdo de História da Base Nacional Comum (BNC) deve conter "ensinamento crítico, mas sem descambar para a ideologia".

Conforme mostrou o jornal O Estado de S.Paulo em setembro, o documento prévio da base, que vai definir o currículo de toda a educação básica no País, foi publicado sem conter a disciplina por causa de falhas conceituais e textuais. Ao mesmo tempo o documento incluía ensino religioso.

"O fato é que o documento de História tem falhas. Tanto assim que retardei sua publicação e solicitei ao grupo que o elaborou que o refizesse. Mas eles mudaram pouca coisa", disse o ex-ministro na rede social.

Os textos da BNC de todas as disciplinas passam agora por consulta pública para receber críticas e sugestões de especialistas e da sociedade para que uma proposta final seja apresentada ao Conselho Nacional de Educação (CNE) ainda nos primeiros meses de 2016.

Janine reclamou que a primeira versão do texto de História "ignorava quase por completo o que não fosse Brasil e África". "Não havia, na proposta, uma história do mundo. Quando muito, no ensino médio, uma visão brasilcêntrico das relações com outros continentes", disse ele.

Um currículo com peso em Brasil e África está na contramão dos ditames eurocêntricos dominantes e está mais de acordo com o que movimentos sociais e numerosos historiadores reivindicam, sobretudo para destacar o que é omitido, a histórica da África. No entanto, o filósofo parece ir na contramão deste consenso.

O professor da USP acredita que o novo ministro que o substituiu, Aloizio Mercadante, evitará "qualquer viés ideológico". Como se fosse possível uma "história sem ideologia". Possivelmente deve imaginar e defender uma filosofia sem sujeito, bem ao sabor de séculos atrás.

A visão do ex-ministro da possibilidade de ser construído um currículo de história sem ideologia remete a famosos filósofos neoliberais como Francis Fukuyama que haviam proclamado o "fim da história" e da ideologia ou mesmo a reacionária campanha que tem se alastrado nas redes sociais para ter "escolas sem partido".

Muitas pessoas se animaram com a nomeação deste filósofo ao Ministério da Educação, porém durante sua gestão além de sequer receber os trabalhadores e professores das universidades federais em greve, foi responsável por aplicar bilionários cortes na Educação.

Agora já saído da pasta revela o profundo conservadorismo de suas posições políticas e ideológicas, bem ao sabor tucano que este Esquerda Diário denunciou logo em sua posse e gerou grande debate nas redes sociais pois muitos leitores não acreditavam que um professor da USP com alguma proximidade ao petismo pudesse ser um neoliberal.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias