×

Ataque sionista | Israel bombardeia o sul do Líbano pela primeira vez desde a guerra de 2006

O Líbano anunciou hoje que apresentará uma queixa "urgente" ao Conselho de Segurança da ONU sobre o bombardeio de Israel a seu território esta manhã e confirmou que é o primeiro ataque aéreo desde a guerra de 2006 entre o estado sionista e o grupo xiita libanês Hezbollah.

quinta-feira 5 de agosto de 2021 | Edição do dia

O Presidente da República do Líbano, Michel Aoun, considerou que "apresentar uma queixa junto às Nações Unidas é um passo indispensável para dissuadir Israel de continuar seus ataques ao Líbano" e confirmou que "o uso de sua força aérea para atacar as aldeias libanesas está acontecendo pela primeira vez desde 2006".

Como relatado pela presidência em sua conta no Twitter, Aoun chamou o bombardeio israelense de "ameaça direta" à segurança do sul do Líbano e uma "flagrante e perigosa violação" da resolução do Conselho de Segurança da ONU que pôs fim à guerra de 15 anos.

O Primeiro Ministro interino Hasan Diab ordenou ao representante do Líbano na ONU, Amal Mudallali, que apresentasse uma queixa "urgente" ao Conselho de Segurança sobre o que ele considera uma "agressão explícita contra a soberania libanesa".

"Peço à ONU e ao Conselho de Segurança que façam com que Israel pare com suas repetidas violações da soberania libanesa porque estas violações já ameaçam a resolução 1701 e a estabilidade que existe desde 2006", disse Diab, seu escritório informou no Twitter.

Entretanto, Israel não teme retaliações da ONU e muito menos do Conselho de Segurança onde os EUA têm poder de veto e sempre rejeitou qualquer condenação do Estado sionista, independentemente da brutalidade e letalidade de seus ataques contra a população palestina ou qualquer um de seus vizinhos árabes.

O exército israelense tem atacado brutalmente a Faixa de Gaza e reprimido e assassinado ativistas que lutam contra os assentamentos de colonos judeus na Cisjordânia ocupada, bem como os habitantes árabes nas cidades israelenses e em Jerusalém Oriental ocupada. Mas não pára por aí e também atacou permanentemente posições na Síria e na fronteira com o Líbano, sendo os ataques atuais os primeiros da força aérea desde a guerra de 2006.

Os caças israelenses realizaram dois ataques aéreos pouco antes das 13h00 (22h00 GMT) na quinta-feira na periferia da cidade de Mahmudiya, perto da fronteira entre os dois países, em resposta a supostos ataques com foguetes do Líbano no dia anterior.

Nas horas anteriores ao ataque aéreo, Israel já havia respondido ao fogo de foguetes com três tiros de artilharia.

Os caças israelenses atingiram pela última vez o território libanês perto da fronteira com a Síria em 2014, mas não atacaram as fortalezas libanesas do sul do Hezbollah desde que o movimento combateu um conflito devastador com Israel em 2006.

Falando para a YNet TV de Israel, o Ministro da Defesa israelense Benny Gantz disse: "Este foi um ataque destinado a enviar uma mensagem ... Claramente, poderíamos fazer muito mais, e esperamos que não chegue a isso", deixando claro que eles não planejam acabar com os ataques e culpando o Hezbollah, embora a organização não tenha reivindicado a responsabilidade pelos ataques.

Os ataques no Líbano, que não tem relações diplomáticas com o Estado sionista, vêm apenas duas semanas depois que mais dois foguetes foram disparados do país árabe para Israel, aos quais o exército também respondeu com ataques de artilharia.

Os ataques vêm em meio a uma onda de agitação social no Líbano por causa de uma combinação de crises sociais, econômicas, políticas e sanitárias, um ano após a brutal explosão no porto de Beirute.

Milhares de libaneses marcharam para marcar o aniversário da explosão do porto de Beirute, que matou mais de 200 pessoas e feriu 7.000 outras. O país está em uma espiral de múltiplas crises que milhões de pessoas não podem mais suportar.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias