Economia

ECONOMIA

Indústria: devagar, quase parando. Produção está 21% abaixo de 2013

Produção industrial opera 21,4% abaixo do pico de junho de 2013, diz IBGE.

quinta-feira 5 de janeiro| Edição do dia

A indústria brasileira opera 21,4% abaixo do pico de produção registrado em junho de 2013. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"A indústria permanece operando em patamar semelhante a dezembro de 2008. O acréscimo na margem foi muito pequeno para se alterar o patamar que se tinha no mês anterior", justificou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

A produção industrial teve ligeira alta de 0,2% em novembro ante outubro. Na comparação com novembro de 2015, a queda de 1,1% na produção foi o 33º resultado negativo consecutivo, embora tenha sido o menos intenso desde março de 2014, quando caiu 0,4%.

Alguns economistas da grande mídia olham para a mínima melhoria de 0,2% no mês a mês e a segunda menor retração para traçar algum editorial otimista, no entanto o dado de 21,4% de retração frente a junho de 2013 ilustra o tamanho da recessão nos últimos anos. Do ponto de vista dos trabalhadores a estabilização na queda não significa nenhuma melhora no desemprego, pois até mesmo os mais otimistas dos analistas apontam como ao menos até junho o desemprego seguirá em alta.

com informações da Agência Estado




Tópicos relacionados

Economia

Comentários

Comentar