×

JORNADA DE LUTA IFSP | IFSP: Atos e paralizações em 8 cidades do interior, ocupações em Sertãozinho e Avaré

quarta-feira 26 de outubro de 2016 | Edição do dia

As ocupações pelo Brasil aumentam, e são mais 1100 escolas, 60 universidade, mais 92 nos Institutos Federais e a Câmara de vereadores de guarulhos. Colateralmente em diversos lugares lutados procuram aumentar suas correlações de força fazendo ações de visibilidade com muitos atos pelo país inteiro, veja parte da cobertura do Esquerda Diário:

Estudantes do Helena Guerra se manifestam e indicam ocupação da escola contra a PEC241 e a MP746
Ato em Jundiaí contra a PEC 241 e a Reforma
Grande ato secundarista em Matão contra a PEC do fim do mundo
Estudantes e Terceirizados da FAETEC iniciam mobilização contra os cortes na educação

Em conjuntura difícil e repressora o Estado de São Paulo desce a porrada em qualquer ação de estudantes, via suas minutas e despacho jurídicos que autorizam reintegração de posse sem mandato nas escolas. A derrota da reorganização escolar fez com que Alckmin se preparasse contra os estudantes secundas com repressão e perseguição nas escolas, mas não contava com a astucia das IFSP’s. As ocupações de escolas entram por outra porta do Estado de São Paulo e mostram possibilidade de desatar nó dos secundaristas da rede estadual. As ocupações das IFSP’s abrem a potencialidade de serem fortalezas de luta e de lá expandir luta para São Paulo, a ocupação do IFSP na Capital pode ser a prova disso.

Nos dias 24 e 25, combinado com o inicio da greve nacional dos servidores das IF’s, iniciou-se uma serie de ações para o Brasil inteiro.

Em barretos, no dia 25, tivemos atos e intervenções artísticas no centro da cidade :

Credito: Aline Braga Silva

Em Votuporanga, no dia 25, estudantes abraçam sua escola contra a PEC e a MP

Credito: Mobilização Servidores do IFSP São Carlos

Em barreto, no dia 24, estudantes abraçam sua escola contra a PEC e a MP.

Credito: Mobilização Servidores do IFSP São Carlos

No dia 25 logo pela manhã ocupam o instituto em Barretos

Paralisação dos servidores do IFSP em São Carlos nos dias 24 e 25 com ato na cidade e intervenção na câmara dos Vereadores da cidade.

Ocupação no IFSP AVARÉ, veja a nota

Ocupações no IFSP!

"Nós, alunos do IFSP-Campus Avaré, vimos por meio desta, esclarecer à comunidade externa os motivos da nossa ocupação.
Sabemos que os movimentos sociais fazem parte do cotidiano de luta do país, na busca pela garantia e efetivação de direitos básicos a sociedade. Por isso, frente ao corte de recurso da educação, da tramitação da PEC-241, da Medida Provisória de reforma do ensino médio (MP746) e de tantas outras questões que fragilizam os direitos da população, é necessário que estes movimentos se organizem e se posicionem contrários a estes elementos.

Considerando a aprovação da PEC-241, nós e toda a população sofreremos, com as reduções de vagas nas universidades, o (SUS) Sistema Único de Saúde, conforme o cálculo de especialistas, pode sofrer uma redução de R$ 12 bilhões nos próximos dois anos, suspensão de concursos públicos, entre outras medidas prejudiciais, estamos caminhando para um futuro nebuloso, que pode representar a extinção da educação pública brasileira, e deixando a saúde pública ainda mais precária.
Avaré, 25 de outubro de 2016.

Atenciosamente, alunos ocupantes do IFSP-Campus Avaré.

Veja o video da ocupação em guarulhos na Camera do Vereadores

Em São Roque aconteceu ato dos servidores na Câmara dos Vereadores.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias