×

Garis do Rio de Janeiro | Guerreira incansável, gari Ionéia faleceu lutando contra a troca do plano de saúde da Comlurb

A gari Ionéia Pacheco Moreira, gari e lutadora incansável pelos direitos da categoria, veio a falecer essa semana, encontrada por colegas de luta em sua casa na quinta (03/03).

sexta-feira 4 de março de 2022 | Edição do dia

Ionéia Pacheco Moreira, gari da Comlurb do Rio de Janeiro, veio à falecer esta semana, sendo encontrada por colegas de trabalho e de luta em sua casa nesta quinta feitra (03/02/2022). Ionéia era membra do da comissão de trabalhadores e lutadora incansável pelos direitos da categoria. Quando o prefeito Eduardo Paes decidiu substituir o plano de saúde dos trabalhadores da Empresa por um plano pior, para economizar dinheiro, Ionéia estava na linha de frente da mobilização contra esse ataque. Veja abaixo uma entrevista concedida por ela na época:

Ionéia sentiu na pele a troca do plano de saúde. Ela teve dezenas de consultas desmarcadas em meio à troca do plano de Saúde, que mudou da empresa Assim para a Klini. Ela não pode seguir o tratamento na Assim enquanto a Klini alegava não ter especialistas para o atendimento que ela precisava, o que ocorreu na troca do plano com a toda a categoria dos trabalhadores da Comlurb.

Sem aviso prévio de Eduardo Paes, os garis se viram de uma hora para outra sem atendimento e ainda tendo que pagar a coparticipação, o que não havia anteriormente. Questionado, o que Eduardo Paes fez através da direção da Comlurb foi demitir os trabalhadores Bruno da Rosa e André Balbina, e dar suspensões contra diversos trabalhadores. Essa perseguição, que segue até hoje com as demissões políticas, Ionéia também combateu de frente.

Nas manifestações, convocadas sem nunca ter apoio do sindicato, Ionéia fazia parte das vozes femininas dentro da comissão de negociação dos trabalhadores, e levava diretamente as reivindicações e exigências dos trabalhadores em luta, exigindo que a prefeitura atendesse.

Até hoje a prefeitura de Eduardo Paes não ouviu os garis, pelo contrário, atacou sua mobilização. Essa categoria trabalhou durante toda a pandemia tendo muitas vezes acesso negado a equipamentos de profissão, mostraram novamente a sua força trabalhando na tragédia de Petrópolis. Arriscando suas vidas pela Covid e pelas péssimas condições de trabalho, chegando inclusive ao extremo que é morrer trabalhando, como o caso de Irenilce, gari que foi desviada de função e caiu no fosso de um elevador na Cidade das Artes, ao invés de valorização, receberam ataques de Eduardo Paes.

Bruno da Rosa, um dos demitidos políticos, explicou detalhes do ocorrido e convidou a categoria para a despedida dessa companheira de luta:

Ionéia presente! Readmissão imediata de André Balbina e Bruno da Rosa, pelo imediato atendimento das reivindicações da categoria dos garis!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias