Do dia 6 ao 10 de junho, os líderes da maioria dos países do continente se reúnem na IX Cúpula das Américas em meio a um cenário internacional marcado pela guerra na Ucrânia, uma nova onda de governos populistas na região, as consequências da pandemia de covid-19, a crise migratória e a crise climática. (...)
Omar FloydSantiago Montag
Escrevemos esse artigo a propósito do livro “China: o socialismo do século XXI”, de Elias Jabbour e Alberto Gabriele, publicado em 2021 pela editora Boitempo. Para além da abordagem realizada por Jabbour, parte da “intelligentsia” simpática no Brasil ao governo de Pequim, o caso é que temas de (...)
André Barbieri
As tecnologias digitais representam um dos setores mais dinâmicos do desenvolvimento tecnológico contemporâneo, no contexto das dificuldades de recuperação da economia mundial desde a crise de 2008.
Leonardo Vázquez
Redação
O imperialismo norte-americano promete apoio a Bolsonaro e militares para que o Brasil se torne um subordinado sócio menor (“sócio global”) da OTAN. A condição seria o compromisso do governo Bolsonaro em vetar a participação da empresa chinesa Huawei no 5G (...)
O gasoduto Nord Stream 2 ligará a Rússia à Alemanha, através de 1.200 km ao longo do Mar Báltico. Sob a presidência de Trump, os Estados Unidos se opuseram ao projeto, mas esta semana Biden chegou a um acordo com Merkel para a construção do gasoduto. Aqui se analisa o significado e as razões do acordo, (...)
Juan Chingo
Se preparando para 2022, Lula manobra entre as disputas geopolíticas dos EUA e China, sem combater a submissão da economia nacional.
Yuri Capadócia
Com o leilão previsto para ocorrer no primeiro semestre deste ano, mas tendo sido postergado com alegações de lacunas na documentação entregue ao Tribunal de Contas da União pela Anatel e o Ministro de Comunicações, Fábio Faria, para lançamento do edital, as disputas em torno da implantação do 5G no (...)
João Salles
Veja o vídeo de André Barbieri, colunista internacional do Esquerda Diário.
A reunião de Bolsonaro e seus ministros com William J. Burns diretor da CIA, no último dia 01, muito tem a dizer sobre os planos ianques para o Brasil.
Taciana Garcia
Com um discurso nacionalista, tônica que preenche seu governo desde 2013, ameaçou as potências que buscam frear a China, advertindo que quaisquer violações à soberania do país seriam enfrentadas por uma “grande muralha de aço”.
Apresentamos abaixo alguns dos principais artigos do Esquerda Diario sobre vários aspectos da atual situação política, econômica e social da grande potência oriental.
Pouco depois de completar 100 dias no cargo, Joe Biden fez um discurso no Congresso dos Estados Unidos na noite de quarta-feira. Três planos e ações de resgate, muitas promessas, seu "momento populista" e a tentativa de restaurar uma hegemonia imperialista que está em declínio há (...)
Nicolás DaneriMadeleine Freeman
À medida que aumenta a repressão, mas também a resistência, a formação de um novo governo de unidade nacional satisfaz as aspirações da juventude da classe trabalhadora?
Irena Mathilde
No vale-tudo da guerra comercial contra a China, Biden apoia despejo de dejetos altamente tóxicos na natureza em troca de apoio japonês contra a China. Representações de outros países colocaram atrito em tal decisão.
Em plena crise mundial de fornecimento de semicondutores, o país que é o maior produtor mundial aceitou respeitar o embargo econômico norte-americano e interrompeu vendas para sete empresas chinesas.
Caio Reis
Os EUA despontam como o país como país com mais vacinados do mundo e veem seus números em queda. Enquanto isso, o resto da América Latina vem batendo recordes sucessivos. Quais as contradições da geopolítica americana da vacina?
Gabriel Girão
Esse documento busca organizar alguns aspectos chave da situação e das definições que viemos desenvolvendo em nossa organização internacional, a Fração Trotskista pela Quarta Internacional (FT-QI), rumo ao IV Congresso do MRT. Tratamos de apontar alguns eixos teórico-políticos para pensarmos nossa (...)
MRT - Movimento Revolucionário de Trabalhadores
Aqueles que aguardavam menores choques entre Estados Unidos e China, com a ascensão de Biden, viram-se desencantados. Que se me entenda: não veio na bagagem do imperialismo Democrata a beligerância acintosa de Trump. Mas, sendo distinta na forma, a agressividade de Biden segue firme no conteúdo, e (...)