×

CENSURA | Grupo de teatro de rua relata tentativa de censura da PM contra apresentação em Guarulhos

Grupo itinerante de Teatro de Rua "Trupe Olho da Rua" relata nova tentativa da PM paulista em censurar apresentação no calçadão do centro de Guarulhos no último sábado (15), após passarem por algo similar na cidade de Sorocaba-SP semanas atrás.

segunda-feira 17 de julho de 2017 | Edição do dia

O Esquerda Diário se solidariza e abre o espaço para o relato de denúncia do grupo teatral reafirmando nosso apoio à liberdade artística.

"Ontem, dia 15, sábado, em Guarulhos, em mais uma apresentação do espetáculo Blitz, em circulação pelo Proac, do Governo do Estado, houve mais um caso de repressão policial.

Ao final da peça, assim como em Sorocaba, fomos abordados por cerca de quatro viaturas e duas Rocans, para averiguação do conteúdo e do "intuito" da apresentação, mesmo com a autorização da Prefeitura e da Guarda Municipal. Também nos informaram que deveríamos pedir autorização para PM. Quando fomos abordados, os policiais acharam que estávamos ainda no meio da apresentação, não se atentando para o fato que a peça já tinha acabado de encerrar. O público ainda aplaudia.

Mais uma vez, fomos obrigados a escutar o mesmo discurso proibitivo, moralizador e com o ar de fascismo, por nos expressarmos livremente. Por cerca de 40 minutos nos foi dito e questionado sobre o trabalho, mesmo que os policiais (instituição) tenha ao menos visto o espetáculo. Para o público presente no calçadão de Guarulhos ficou a prova que a problemática levantada pelo espetáculo é real e urgente, o que está presente no espaço público, nas periferias e no nosso dia-dia. A Instituição Policial nos ofereceu mais uma cena extra do trágico espetáculo do cotidiano.

Fica o nosso agradecimento ao público, que após o espetáculo se solidarizou com a gente, com o trabalho. Nosso agradecimento também para os camelos do calçadão, para as pessoas em situação de rua e para os parceiros da cidade que travaram com a gente, mais uma vez, essa batalha simbólica."

Fotos e link da página no Facebook da Trupe Olho da Rua

.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias