×

Feminismo Socialista | Grupo de Estudos no SeSo/UnB debate o prefácio do livro “Nós Mulheres, o Proletariado”

Nesta sexta às 11h30, acontecerá mais uma sessão do Grupo de Estudos Marxismo e Luta de Classes no Serviço Social da UnB. Dessa vez, debateremos sobre o prefácio do novo livro das Edições Iskra, “Nós Mulheres, o Proletariado” que trata das greves de mulheres, com debates cruzados por gênero, raça, classe e imigração. Natália Angyalossy, editora da Iskra, será nossa convidada especial.

Luiza EineckEstudante de Serviço Social na UnB

quinta-feira 10 de março de 2022 | Edição do dia

Recém passado o 8M, onde vimos nas ruas internacionalmente mais uma vez a força das mulheres, seguimos com a segunda sessão especial sobre feminismo e marxismo do Grupo de Estudos Marxismo e Luta de Classes no Serviço Social da UnB apresentando o livro "Nós Mulheres, o Proletariado", de Josefina Martínez, lançamento das Edições Iskra, originalmente publicado em castelhano na Espanha.

Saiba mais sobre o livro: Leia na íntegra contribuições de professoras ao livro "Nós mulheres, o proletariado"

O livro aborda sobre greves femininas, com debates cruzados por gênero, raça, classe e imigração, mostrando que a história das lutas das mulheres é, e sempre foi, repleta de lições estratégicas para o proletariado mundial.

Diante da guerra na Ucrânia, em que os dois bandos reacionários - OTAN e Rússia - promovem a guerra, a miséria e a morte, em especial para as mulheres, esse livro é de enorme atualidade. Cada vez mais se reatualiza a definição de Lênin sobre a época imperialista como de “crises, guerras e revoluções”. Diante do aumento dos preços do petróleo e do trigo provocados pela guerra, além das consequências que ainda estão por vir diante do agravamento da crise capitalista - o que sempre recai com mais peso para as mulheres, negras e imigrantes em particular - apenas uma saída radical e internacionalista contra esse sistema de miséria pode dar conta das enormes aspirações das mulheres por todo o mundo. Para as mulheres de todo o mundo, como historicamente se provou inúmeras vezes, o que está colocado é ser vanguarda na luta de classes.

Em um país em que Bolsonaro diz que “as mulheres estão plenamente integradas à sociedade”, o que ele, Mourão e o conjunto desse regime podre teme é a luta das mulheres junto da classe trabalhadora - uma maioria feminina e negra - questionando as bases da opressão e da exploração. Não é por meio da conciliação de classe com os setores mais reacionários e misóginos da sociedade, tal qual fez o PT e como cada vez mais o PSOL vem fazendo, que conquistaremos o direito ao pão, o aborto legal, salários igualitários, a revogação das reformas neoliberais; muito menos as rosas, uma vida plena de sentido, sem exploração e opressão para as mulheres e homens de todo mundo.

Contaremos com a presença especial de Natália Angyalossy, professora e editora das Edições Iskra, que apresentará o livro a partir da leitura recomendada do prefácio à edição brasileira, escrito por Diana Assunção do grupo de mulheres Pão e Rosas.

No espírito da greve das assistentes sociais na Alemanha contra a guerra é que convidamos todas, todos e todes estudantes de Serviço Social, um curso majoritariamente feminino, negro e periférico, para debater com a gente como o feminismo socialista.

Participe também da live de lançamento de "Nós mulheres, o proletariado", 17/3 às 18h, no canal do Youtube do Esquerda Diário, com a participação de Josefina Martínez, autora do livro, ao lado de Diana Assunção e Letícia Parks.

Então não perca! Sexta, 11/03, 11h30 via Google Meets! Para mais informações envie uma mensagem para 61 99903-2711 - Luiza, estudante de Serviço Social na UnB.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias