Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Grime BR!

Gabriel Brisi

Grime BR!

Gabriel Brisi

Grime é um estilo musical, que surgiu nos anos 2000 na Inglaterra, influenciado por outros gêneros musicais como o hip-hop e a música eletrônica. Com um beat mais acelerado que o rap tradicional, com os seus 140 BPM’s ganhou a cena no Brasil, hoje tendo grandes artistas com destaque nacional e internacional.

Como começou no Brasil:

Um dos primeiros a rimar em cima de um beat de grime foi o baiano Vandal de Verdade, há mais de 10 anos o rapper subiu no palco e causou espanto no público de Salvador que frequentava as festas de soundsystem. Em cima de batidas metálicas e aceleradas, inspirado pelo álbum “Boy in da corner", o rapper fez o que talvez seja a primeira apresentação de grime nacional.

O estilo musical quando chegou no país ganhou novas influências, como o funk carioca e o 150bpm, criando assim uma nova sonoridade. Além disso, os MC’s trouxeram mais a realidade das favelas, da violência policial e do racismo estrutural.

Com muita raiva na forma de cantar os artistas trazem de forma muito crítica a violência que Estado e o capitalismo exercem nas áreas mais periféricas, mostrando também a criminalidade que a marginalização dessas áreas criaram.

CESRV, Brime! e Brasil Grime Show:

Um dos maiores entusiastas do gênero no Brasil é o produtor e DJ, CESRV ou Cesinha, que começou a discotecar grime em 2011 e em 2020 produziu, junto com Febem e Fleezus o EP “Brime!”, que foi um dos primeiros a ganhar o mainstream, é uma ótima porta de entrada para quem quer conhecer o gênero musical.

O EP, que foi gravado em Londres, é quase uma provocação aos criadores do gênero, trazendo na capa o emblemático jogo entre Corinthians e Chelsea, onde o time londrino foi derrotado, querendo dizer que já dominamos nos campos, agora o Grime BR, ou o Brime estava chegando para dominar a cena musical também.

Outro expoente do gênero musical foi o canal do YouTube “Brasil Grime Show”, inspirado pelo formato das rádios britânicas, idealizado pelos produtores Antonio Constantino (ANTCONSTANTINO) e Mateus Diniz (diniBoy), hoje contam 114 mil inscritos no canal e mais de 7 milhões de visualizações, são uma das maiores vitrines para novos MC’s ou artistas do ramo.

O canal que começou em 2018, teve um papel extremamente importante durante o tempo de isolamento social, pois manteve as bases e produções musicais, sendo assim uma fonte muito importante para artistas novos e independentes.

Brasil Grime Show

Mas a cena do grime brasileiro é plural e cada vez mais expansiva, com artistas que ganham cada vez mais notoriedade nacional e internacional, como o rapper Felipe Desiderio, mais conhecido como Febem e a MC Dricka, que se apresentaram no famoso canal internacional Colors.

Além de muitos outros artistas, deixo vocês agora com uma playlist de Grime Br ou o melhor do Brime:


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Carcará - Semanário de Arte e Cultura]   /   [rap]   /   [rap]   /   [indústria cultural]   /   [Arte de Rua]   /   [arte urbana]   /   [cultura]   /   [Arte]   /   [Música]   /   [Cultura]

Gabriel Brisi

Estudante de Ciências Sociais - Unicamp
Comentários