×

REDUÇÃO DA JORNADA ALEMANHA | Greves metalúrgicas terminam na Alemanha com conquistas parciais

Após históricas jornadas de greves, a união dos metalúrgicos na Alemanha terminou a greve com ganhos parciais, mas com mais flexibilidade e paz social até 2020.

quarta-feira 7 de fevereiro de 2018 | Edição do dia

Na terça-feira à noite, representantes da associação de empregadores e do sindicato metalúrgico IG Metall, em Baden-Wurttemberg, concordaram em um novo acordo coletivo. Por um lado, o acordo permite que cada trabalhador reduza sua semana de trabalho a 28 horas por tempo limitado. No entanto, essa conquista teve muitos custos por outros lados.

Durante muito tempo, a união IG Metall não mobilizou tantos trabalhadores: quase 1,5 milhão de trabalhadores em todo o território participaram de dias de greve nas últimas semanas. A enorme combatividade dos trabalhadores não só surpreendeu os chefes alemães, mas atraiu a atenção do mundo inteiro para o coração da indústria desse país. Isto é, à luz da situação econômica, a união metalúrgica não só aumentou as demandas salariais, mas também fez demandas em torno da jornada de trabalho.

Na segunda-feira à noite, as negociações terminaram com um acordo. Embora seja apenas um acordo piloto para Baden-Wurttemberg, espera-se que nas outras regiões também seja implementado em breve. Mas o acordo é tão impactante quanto o esperado?

Mais salário...sob certas condições

O novo acordo coletivo será válido até o final de março de 2020, ou seja, durante 27 meses. Assim, o "tempo de paz" para este setor-chave da economia alemã terá o efeito de uma trégua de mais de dois anos para a nova "Grande Coalizão" que será formada nesses dias. No contexto das dificuldades para formar um governo nos últimos meses, é um sinal claro do papel estabilizador procurado pela liderança da união IG Metall.

Pode interessar: Greves operárias e críticas à grande coalizão, algo está se movendo na Alemanha

Parte do acordo é um aumento de salário de 4,3% a partir de abril de 2018, bem como um valor fixo de 400 euros por ano, acrescido de um pagamento único para cobrir as despesas entre janeiro e março deste ano de 100 euros. Os aprendizes também estão incluídos, mas terão que se contentar com menos dinheiro: 200 euros por ano e 70 euros por pagamento único.

Outro ponto crítico é que o acordo dá permissão ao empregador para reduzir o valor fixo, adiar o pagamento ou mesmo excluí-lo se a empresa estiver com um mau custo econômico. Além disso, um pagamento anual adicional para todos os empregados de 27,5% de um salário mensal foi acordado, a partir de 2019.

Compensação fraca no caso da redução da semana de trabalho

Com a exigência de reduzir a semana de trabalho a 28 horas, a união metalúrgica tomou a ofensiva. Os empregadores, por sua vez, deixaram claro que não assinariam um acordo com essa demanda. A situação de boa ordem na indústria metalúrgica e elétrica significa que os empregadores, por outro lado, estão interessados em aumentar o tempo de trabalho.

Neste contexto, o acordo apresentado abre a possibilidade de os trabalhadores reduzirem individualmente sua semana de trabalho a 28 horas durante um período máximo de dois anos, mas não restava muito a demanda por uma remuneração salarial por essa redução. Em contrapartida, foi introduzido o pagamento suplementar acima mencionado, que é pago independentemente da redução ou não do horário de trabalho. Certos trabalhadores em situações difíceis, como o trabalho por turnos, com familiares ou filhos a serem atendidos, podem alterar esse pagamento suplementar por mais dias de descanso. Mas aqui, também, há problemas nos detalhes: para se qualificar, os trabalhadores do turno devem ter mais de 15 anos experiência.

Mas o mais grave é que ao "compensar" os empregadores por essa redução da semana de trabalho, eles concordaram com algumas "ferramentas de flexibilização". Por um lado, os empregadores podem negar o pedido de redução do horário de trabalho se 10% dos trabalhadores já reduzirem suas horas. Por outro lado, o que é ainda mais grave, os empregadores agora têm permissão para empregar mais trabalhadores a 40 horas por semana para "compensar" a redução de outros trabalhadores. Com isso, consegue estender muito a semana de trabalho regular, que é de 35 horas de acordo com o acordo. Até agora, era permitido empregar 18% dos trabalhadores em 35 horas.

Uma oportunidade desperdiçada para os trabalhadores metalúrgicos

Tomado como um todo, este acordo é decepcionante. Em vez da grande redução no horário de trabalho, o acordo é mais uma aprovação do sindicato para tornar o dia útil mais flexível. Enquanto alguns trabalhadores podem trabalhar menos horas, outros devem trabalhar mais. A semana de trabalho de 35 horas conquistada com uma luta feroz é cada vez mais comprometida, agora totalmente legalmente com a aprovação da união.

As condições prévias desta luta foram muito melhores do que em qualquer outro setor na Alemanha. O consentimento dos trabalhadores para as demandas foi enorme, o que foi visto na grande participação nos dias de greve. Somente com as greves de advertência da semana passada, o IG Metall impôs uma enorme pressão econômica sobre a indústria alemã: as greves de 24 horas causaram danos econômicos entre 770 e 980 milhões de euros.

Os trabalhadores estavam preparados para um tremendo teste de força com os empregadores mais poderosos da Alemanha. Eles poderiam ter abalado significativamente as relações de poder entre as classes no centro imperialista. Olhando para a situação do pedido e os ganhos recorde da indústria alemã em 2017, uma extensão das greves nas próximas semanas teria exercido ainda mais pressão para impor uma verdadeira redução da semana de trabalho.

Para isso, uma maior escalada do conflito teria sido necessária com uma greve geral em todo o setor. Uma possibilidade que tanto a administração da união quanto os empregadores quiseram evitar a todo custo. O chefe do IG Metall Jörg Hofmann (membro do Partido Social Democrata SPD) expressou adequadamente os interesses da união em uma entrevista com o "Handelsblatt" há uma semana, desta forma:

"Parece-me, em qualquer caso, desejável obter um resultado sem uma greve generalizada, por um lado vendo a ameaça de danos econômicos, mas também vendo a futura relação entre os empregadores e o sindicato".

Nesse sentido, o acordo selado é um sucesso para a burocracia sindical da IG Metall lavar sua a cara. Não era seu objetivo central impor exigências, mas manter a relação de cooperação social e competitividade da indústria alemã.

O que os trabalhadores pensam desse acordo só será conhecido no local de trabalho ou nos mais diversos grupos de Facebook ou WhatsApp. Mas sua opinião não terá muito efeito, uma vez que o sindicato não é obrigado a consultar seus membros sobre a aceitação ou não do acordo. Um voto sobre o acordo é algo que a liderança sindical tem muito medo, uma vez que mostraria que uma parte importante de sua base ainda está disposta a enfrentar ainda mais os chefes.

Então, o que resta das greves mais importantes nos últimos anos na Alemanha é um sucesso parcial que impõe um aumento salarial e o direito individual a uma redução temporária do horário de trabalho, mas que desiste em grande parte da própria compensação trabalhista. O acordo permite que os empregadores tornem a semana de trabalho mais flexível e aumente a porcentagem de trabalhadores com uma semana de trabalho de 40 horas. E acima de tudo, desmobiliza a grande vontade de lutar no setor metalúrgico por mais de dois anos. Assim, a burocracia IG Metall deixa o campo livre para o próximo governo.

Mesmo assim, mais de um milhão de trabalhadores no setor-chave da indústria alemã demonstraram seu potencial. Somente com alguns dias de greves de 24 horas, eles conseguiram impor concessões aos empresários. Imagine o que um ataque total poderia alcançar. Pelo menos, ninguém pode tirar dos trabalhadores a experiência de seu próprio poder.

Tradução Douglas Silva




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias