×

RIO DE JANEIRO | Grande ato dos trabalhadores da CEDAE contra a privatização da água no Rio

terça-feira 7 de fevereiro de 2017 | Edição do dia

Foto: Gabriel Paiva
Atualizado às 14:25

Os trabalhadores da CEDAE estão nesse momento tomando as ruas da cidade do Rio de Janeiro em defesa de seus postos de trabalho, e da água da população. Hoje, como noticiamos aqui começa o debate para a votação do pacote costurado entre o golpista Temer e Pezão, que prevê uma série de ataques aos trabalhadores e à população. Dentre eles está a privatização da CEDAE, que Temer exige para, em troca, assumir R$ 3,5 bilhões de empréstimos, que alegam que serviria para pagar os salários atrasados dos servidores.

Uma verdadeira chantagem contra os trabalhadores e a população para aprovar um pacote que na prática significa jogar nas costas do povo a crise criada pelo governo e os capitalistas, tal como debatemos aqui.

Mas os trabalhadores já estão mostrando que não aceitarão calados. Os trabalhadores da CEDAE aprovaram uma greve contra a privatização, que iniciou hoje, e que precisa ser fortalecida com o apoio de todos os demais servidores e da juventude, como os estudantes da UERJ, cujas aulas novamente foram adiadas pela crise do estado do Rio de Janeiro. A jornada de mobilizações contra o pacote se inicia hoje e se estenderá até pelo menos o dia 09/02, quando algumas das votações estão previstas para ocorrer.

A votação da privatização da CEDAE, que encontra com a resistência dos trabalhadores também abriu disputas políticas de Pezão com os governadores que por lei tem poder de opinar na questão. Por essas indefinições e temendo a repercussão entre os trabalhadores essa votação foi adiada e só deve ocorrer semana que vem.

Carolina Cacau, estudante da UERJ, professora da rede estadual e membro do Esquerda Diário, está na manifestação apoiando os trabalhadores junto com a juventude Faísca. Veja a fala de Carolina Cacau nesse importante ato:

Diversos sindicatos e direções sindicais do funcionalismo do Estado estão presentes com delegações nessa importante manifestação, e Diana Assunção ativista no Sindicato dos Trabalhadores da USP também está presente apoiando a luta dos trabalhadores cariocas contra o pacote de Temer e Pezão e contra a privatização da CEDAE.

Veja também o canto de um trabalhador da CEDAE contra a privatização da empresa e da água:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias