×

ABC | Grande Churrasco Anticapitalista do ABC reúne mais de 100 jovens e trabalhadores

Aconteceu neste final de semana em Santo André, no ABC Paulista, um grande churrasco anticapitalista de encerramento do ano de 2017. O evento contou com importantes saudações políticas, a presença de professores da rede estadual, contou com a presença de artistas, LGBTS, estudantes da Faculdade Paulista de Serviço Social, da Universidade Federal do ABC, Fundação Santo André, militantes do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), trabalhadores da indústria, de escolas e de setores do comércio do ABC trabalhadores e jovens a fim de fortalecer uma perspectiva de luta anticapitalista para o próximo período.

terça-feira 12 de dezembro de 2017 | Edição do dia

O churrasco ainda contou com o show de Sanara e a banca, artista trans, negra, periférica que trouxe músicas que refletem a vida e a luta diária das pessoas trans no Brasil.

Além disso, o churrasco teve a apresentação do grupo de samba, A mensagem do Samba.

Thiagão, trabalhador de Mauá e militante do Quilombo Vermelho, apresentou a atividade e as publicações como a terceira edição da Revista Ideias de Esquerda lançada pelo Movimento Revolucionário de Trabalhadores no aniversário de 100 anos da maior experiência da classe trabalhadora mundial.

As saudações realizadas tais como a de Jenifer Tristan em nome da agrupação Quilombo Vermelho luta negra anticapitalista colocou a importância estratégica da luta contra o racismo, no país com maior população negra fora da Africa. Apontando uma perspectiva de unificar a classe trabalhadora entre brancos e negros para lutar contra toda forma de opressão e exploração, Jenifer fez um chamado aos negros e negras que participaram do churrasco a se somarem ao Quilombo para recuperar a força dos negros que nunca aceitaram nenhum tipo de opressão de cabeça baixa, e carregar a cor vermelha da luta por uma sociedade livre das classes sociais, do Estado e da polícia, uma sociedade comunista.

Diana Assunção, da direção nacional do MRT saudou o churrasco, e os importantes avanços que o MRT no ABC veio dando ao longo deste ano. Colocou a importância neste momento, onde as centrais sindicais traem e se vendem abertamente deixando o governo golpista de Temer impune para aprovar as reformas que transformarão nossa vida em um inferno, que mais do que nunca, é preciso dedicar nossas energias para construir a nossa saída para a crise capitalista. Em nome do MRT, Diana Assunção fez um forte chamado a todos a contribuirem para o Esquerda Diário que chegou a 1 milhão de acessos, apenas no mês de Novembro, e a conhecerem o MRT.

Maíra Machado, ex candidata a vereadora mais votada pelo PSOL em Santo André em 2016 e dirigente do MRT no ABC Paulista relembrou as distintas batalhas que o MRT travou ao longo de 2017. Saudou as delegações da FSA que recentemente se enfrentaram com a reitoria que quer fechar a universidade, os estudantes da FAPSS que lutam pela permanência do nome na universidade, aos estudantes da UFABC, jovens de Mauá e Santo André, secundaristas e aos professores de diversas escolas que estavam presentes. Maíra apontou a importante tarefa que está colocada no ABC, frente a enorme crise do petismo na região que foi esmagado nas eleições passadas, para que não permitamos que a direita capitalize esse desgaste do projeto de conciliação de classe. A necessidade de recuperar os sindicatos para os trabalhadores e de construir um partido de trabalhadores sem patrões e sem conciliar os nossos interesses. A professora contou das barbáries capitalistas como a escravidão na Libia, mas também apontou a força da classe trabalhadora quando mais de 200 trabalhadores aeroviários alemães se negaram a transportar refugiados. Terminou dizendo que as grandes obras da humanidades são produto da classe trabalhadora, e é nosso tarefa lutar para construir uma ferramente que permita que nós que tudo produzimos possamos ter uma vida digna, que atenda as nossas necessidades e abra espaço para a construção de uma nova sociedade comunista, livre de opressão e exploração.

A Professora Maíra Machado agradeceu no seu Facebook a presença de todos:

Veja algumas das fotos abaixo, para visualizar todas acesse aqui.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias