×

Ataque ao patrimônio histórico | Governo Zema autoriza instalação da Heineken onde foi descoberto crânio de Luzia em MG

segunda-feira 6 de dezembro de 2021 | Edição do dia

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

O governo de Minas Gerais autorizou que uma fábrica da cervejaria Heineken fosse construída dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Carste de Lagoa Santa (MG) e Pedro Leopoldo (MG). A construção dessa fábrica ameaça patrimônios espeleológico, hídrico, arqueológico e ambiental da região.

A APA Carste de Lagoa Santa é mundialmente conhecida por abrigar mais de 600 cavernas com vestígios de populações e animais pré-históricos. No local, foi descoberto o fóssil humano mais antigo do continente americano, o crânio de “Luzia”, que, segundo estimativas, possui cerca de 13 mil anos. A descoberta mudou as teorias de como a espécie humana ocupou o continente. Os traços de etnias negras de Luzia possibilitaram averiguar que o continente americano também foi ocupado (na pré-história) por grupos com características similares às dos africanos e dos aborígines da Austrália.

É um local com um grande valor para a história e a ciência, onde a descoberta de Luzia revolucionou tudo do que se sabia sobre as ocupações dos povos americanos e seus locais de origem antes da migração. Agora esse mesmo local está sendo entregue pelo o governo de Zema para a mão de uma grande cervejaria que lucra bilhões por ano.

Nesta terça (07), ocorrerá um webinário chamado “Heineken nas terras de Luzia?”, que terá como objetivo debater a autorização de ser construída uma fábrica no local. O próprio governo foi convidado a explicar os motivos para autorizar essa construção. Um abaixo-assinado contra ela foi feito e que até o momento chega a 21 mil assinaturas.

Lembramos que o fóssil de Luzia foi destruído em 2018 no incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Essa catástrofe ocorreu pela falta de manutenção, o descaso, e os cortes feito pelo o governo que seria destinado para essa área. Isso tudo causado pelo capitalismo que destrói com os nossos patrimônios e com o meio ambiente em sua eterna ânsia de continuarem lucrando cada vez mais, enquanto a natureza, a nossa história e as nossa vidas são destruídas por essa barbárie toda.

Veja aqui: A tragédia do Museu Nacional: conheça parte do acervo perdido e que jamais será recuperado




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias