GEDDEL LIMA

Geddel Vieira Lima possui patrimônio milionário construído sob o dinheiro público

A prisão do ex-ministro de Temer escancarou um patrimônio de dezenas de milhões de reais sob uma carreira de décadas em ministérios e cargos, sob acusações de propinas e governando para os ricos.

segunda-feira 10 de julho| Edição do dia

Em denúncia veiculada ontem na TV Globo o patrimônio de Geddel foi mostrado em rede nacional. O político baiano é um grande latifundiário do sudoeste baiano e possui apartamentos e carros de luxo. Uma enorme casa de praia do peemedebista se assemelha muito com a mansão dos Marinho, donos da emissora que tenta ficar de cara limpa com a denúncia.

A carreira do ex-ministro de Temer, Dilma e Lula começou há 33 anos, quando assumiu a Presidência do Banco do Estado da Bahia e desde lá já há denúncias de desvio de dinheiro. Em 1991 assume como deputado e recebe acusações de outros desvios.

Em 2007 iniciou sua carreira ministerial como Ministro da Integração Nacional de Lula, logo depois assume a chefia do setor “empresarial” da Caixa Econômica Federal, a Vice-Presidência de Pessoa Jurídica. Foi como vice-presidente que recebeu acusações de receber 20 milhões de reais em propinas para favorecer diversos contratos.

Após o golpe, realizado com o apoio da Rede Globo, Geddel assume a Secretaria de Governo e passa a ser um dos principais articuladores de Temer, mas cai após denúncia de pressionar o Ministério da Cultura para liberar uma obra em área protegida em Salvador. Na semana passada, Geddel foi preso após 23 anos de denúncias na Justiça.

Em uma soma aproximada, os bens declarados em seu nome chegam a 75 milhões de reais, que segundo seu advogado seriam compatíveis com os supersalários da casta política.




Tópicos relacionados

Operação Lava-Jato   /    Geddel   /    Governo Temer   /    Bahia   /    Corrupção

Comentários

Comentar