×

FUTEBOL OPERÁRIO | Futebol das trabalhadoras do ABC, uma homenagem às guerreiras latino-americanas

quinta-feira 2 de julho de 2015 | 00:51

A escolha do nome do time das trabalhadoras do ABC foi uma homenagem às irmãs Mirabal (Patria Mercedes Mirabal, Minerva Argentina Mirabal e Antonia María Teresa Mirabal), dominicanas que se opuseram à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo. Responsáveis por formar um grupo de oposição ao regime militar, ficaram conhecidas como Las Mariposas, foram presas e torturadas diversas vezes, até serem assassinadas em 15 de Novembro de 1960. Tal crime teve forte repercussão na população dominicana, culminando com o assassinato de Trujillo em maio de 1961 e o fim do regime militar.

No Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia, a data do assassinato das irmãs foi proposta pelas feministas para ser o dia Latino-Americano e Caribenho de luta contra a violência à mulher. Em 17 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que 25 de novembro é o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, em homenagem ao sacrifício de Las Mariposas.

Lembrar e homenagear as guerreiras latino-americanas é importante em meio à um momento de reunião de trabalhadoras, pois elas nos lembram a importância de lutar contra as injustiças e opressões cotidianas que vivemos.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias