×

EUA | Furacão mais poderoso em 50 anos no Texas causa destruição nos Estados Unidos

O furacão mais poderoso a atingir o Estado americano do Texas em mais de 50 anos se move lentamente para o interior neste sábado, 26, provocando chuvas torrenciais que devem causar inundações catastróficas, depois de ter atingido a costa com ventos de 209 km por hora. A agência de notícias Associated Press informou que o fenômeno foi rebaixado à tempestade tropical, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA.

sábado 26 de agosto de 2017 | Edição do dia

Meios de comunicação locais informaram que um juiz do condado de Aransas confirmou uma morte após a passagem do Harvey. "Se trata de uma pessoa que ficou presa em um incêndio em sua casa durante a tempestade", disse a imprensa.

As companhias de energia do Texas disseram que 237 mil pessoas estavam sem eletricidade. Os ventos e a chuva continuam a castigar a costa. O Harvey é a tempestade mais forte a atingir o Texas, centro da indústria de petróleo e gás dos EUA, desde 1961.

A cidade costeira de Rockport, a 48 quilômetros ao norte da cidade de Corpus Christi, foi atingida fortemente. Várias casas desabaram e muitas foram danificadas ao terem telhados arrancados e janelas estilhaçadas. As ruas foram inundadas e ficaram cheias de linhas de energia derrubadas e destroços. Em um pátio de veículos, vários deles foram virados e um foi atirado no meio da rua.

A cidade costeira de Port Lavaca, mais ao norte, não tinha energia e algumas ruas estavam alagadas. O furacão chegou na costa próxima à cidade no fim da sexta-feira, com ventos de até 209 quilômetros por hora. Assim, foi classificado como tempestade de categoria 4 na escala Saffir-Simpson, a segunda mais forte, e se tornou a tempestade mais potente a atingir os EUA em 10 anos.

As ruas da cidade de Corpus Christi, que tem cerca de 320 mil habitantes, estavam desertas neste sábado, com outdoors retorcidos e fortes ventos. A região sofreu uma retirada voluntária de moradores antes da tempestade.

Um navio petroleiro se soltou de seu ancoradouro durante a madrugada e bateu em alguns rebocadores no porto de Corpus Christi.

Os Estados do Texas e Louisiana declararam estado de desastre antes da chegada do Harvey, o que autoriza o uso de recursos estatais para a preparação. Os moradores de Houston, quarta cidade mais populosa do país, foram acordados neste sábado por alertas automáticos de inundações enviados a seus celulares. A cidade está sob alerta de enchentes em razão da estimativa de quase 60 centímetros de chuvas nos próximos dias.

O fenômeno deve perdurar durante dias sobre o Texas e trazer cerca de 101,6 centímetros de chuva a algumas partes do Estado. A última previsão sobre a rota da tempestade estimava que o Harvey voltaria para a costa do Golfo do México antes de rumar para o norte outra vez na terça-feira.

Acredita-se que cerca de 6 milhões de pessoas estejam no caminho do Harvey, assim como o coração das operações de refino de petróleo dos EUA. O impacto da tempestade nas refinarias já elevou o preço da gasolina. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA aliviou as regras sobre especificações do combustível na sexta-feira para reduzir a escassez.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias